Estudantes de Setúbal vão fazer 300km com um litro de gasolina

Estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vão participar, a partir de terça-feira, em Roterdão, na Holanda, numa prova de eficiência energética na estrada, com o objetivo de percorrer mais de 300 quilómetros com um litro de combustível.

Segundo informação do IPS, a equipa de Setúbal integra estudantes dos cursos de engenharia mecânica, engenharia informática e engenharia do ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) e de comunicação social da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), que “aplicaram os conhecimentos adquiridos na promoção e melhoria de um protótipo, para a categoria dos veículos a gasolina”.

De acordo com João Gomes, estudante da ESTSetúbal/IPS, a equipa portuguesa que participa na ‘Shell Eco-marathon 2015‘ pretende cumprir o objetivo de gastar apenas um litro de combustível para percorrer 300 quilómetros, ultrapassando a marca alcançada no ano passado, em que se ficou pelos 224 quilómetros.

A iniciativa, patrocinada por uma multinacional petrolífera, desafia os participantes a ultrapassarem os limites da eficiência energética na estrada, através do desenvolvimento de veículos de baixo peso e reduzido consumo de combustível.

Os trabalhos desenvolvidos no veículo da equipa portuguesa foram coordenados por docentes da ESTSetúbal/IPS, com o apoio de diversas empresas – Honda, CityPrint, 3M, VPelículas, Grow, Legend Bikes, SKF e Kartódromo Internacional de Palmela.

O Instituto Politécnico de Setúbal integra as escolas superiores de Tecnologia de Setúbal, de Educação, de Ciências Empresariais, de Saúde (campus de Setúbal) e de Tecnologia do Barreiro (campus do Barreiro).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.