Este ano já foram penhoradas mais de 70 mil reformas

6

Kat Northern Lights Man / Flickr

-

O número das reformas penhoradas tem vindo a crescer e em 2014 cifrou-se nos 44 milhões de euros – números que representam um acréscimo de 8% em relação a 2013.

De acordo com dados da Câmara dos Solicitadores divulgados pelo Diário Económico, até Maio de 2014 foram penhoradas mais de 70 mil reformas, incluindo a a Caixa Geral de Aposentações e o Centro Nacional de Pensões.

No total do ano passado, foram penhoradas 195.800 reformas, das quais “quase dois terços”, segundo o mesmo jornal, se reportam ao sector privado. Em causa estão mais de 123 mil reformas penhoradas relativas a valores de 24 milhões de euros.

No sector público os montantes chegam aos 20 milhões de euros.

“Verifica-se um aumento progressivo do número de pensões penhoradas”, diz Diário Económico o presidente da Câmara dos Solicitadores, José Carlos Resende, frisando que “uma das explicações é que a cobrança passou a ser feita a fiadores”, que “muitas das vezes são pensionistas”.

José Carlos Resende explica ainda no Diário Económico que este aumento é também fruto da “maior eficácia e mais celeridade na intervenção do agente de execução”.

“Graças a um acesso mais rápido a um maior volume de informação passou a ser mais simples encontrar bens para penhora”, acrescenta ainda o presidente da Câmara dos Solicitadores.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Lamentávelmente, o FMI, sendo constituído,em grande parte,por fundos dos países Europeus, é o que pretende ter mais poder, relativamente, aos outros dois elementos. É verdadeiramente lamentável que assim seja. Parece, dar mesmo a perceber, que pretende desintegrar a união Europeia, para beneficio dos E U A. Será que não é assim?sabendo o FMI, e teve o cuidado de o revelar, que a austeridade , tal como foi aplicada em Portugal, não se revelou completamente eficaz, não obtendo os resultados que eram esperados, não é compreensível que pretendem aplicar a mesma receita há Grécia, que apresenta uma divida, ainda maior que a portuguesa, e paga-la em tão curto espaço de tempo.Isso não é possível sem deixar o povo grego, completamente na miséria e a sua economia devastada.

  2. Mas as reformas de velhice são penhoradas na totalidade, ou é apenas uma percentagem?
    Como vive um desgraçado se for penhorado a 100%?
    Alguém sabe?

    • Como é óbvio, não se pode penhorar a totalidade do valor da reforma/pensão!
      Alguns bem mereciam!…
      Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?!
      Pois…

    • Não?! E porquê?!
      Eu conheço vários fiadores com reformas inferiores a 300€!
      Basta, por exemplo, terem algum património imobiliário.

  3. Caro eu normalmente as penhoras são quase todas de bancos e normalmente sobre casas compradas .
    Além disso, a pergunta mais interessante é: como vive um desgraçado a quem esses “penhorados” ficaram a dever dinheiro?
    Hum quer parecer um bocado estranho se for em relação a negócios existe uma boa solução não vendam a 30 nem a 60 dias, alias para mim nunca deveria ter existido essas maneiras de pagar, é a pronto e mais nada e se assim não fosse então não tem estaleca para ter negócios, fecha a porta.
    Sou contra alguém dever pois sempre me regi por nunca dever nada a ninguém e evitar a todo o custo empréstimos de qualquer tipo mas também lhe posso dizer que por um erro de juventude fui fiador de um suposto amigo de infância e mais tarde tive de mamar a pastilha por este, mais o banco veio penhorar o meu ordenado ao fim de nove anos sem nunca ninguém vou repetir ninguém nem banco nem tribunais me terem sequer alertado nem sitado da situação, portanto meu amigo o mal está por vezes do lado dos próprios lesados pois no meu caso tinha continuado a pagar.

  4. O presidente da Câmara dos Solicitadores, tão solícito a enaltecer o trabalho dos seus associados, devia inventar uma maneira de penhorar RAPIDAMENTE o estado quando não paga atempadamente a fornecedores e cidadãos.

RESPONDER

-

PJ desmantelou organização criminosa ligada ao tráfico de drogas por via áerea

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma organização criminosa, sediada na região de Lisboa, dedicada ao tráfico internacional de estupefacientes por via aérea que decorria há dois anos e durante a qual foram detidas várias pessoas. A …

O papa Francisco

Visita do Papa abre excepção para gastos até 5 milhões por ajuste directo

O governo criou uma excepção à medida no âmbito da visita do Papa a Fátima, permitindo a contratualização de despesas por ajuste directo até um montante máximo de 5,1 milhões de euros. O novo decreto-lei publicado …

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado constituído arguido na Operação Marquês

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado está a ser interrogado pelo Ministério Público depois de ter sido constituído arguido, esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, o processo que envolve José Sócrates. De acordo com a …

O ministro das Finanças, Mário Centeno, no debate do OE 2017

Centeno exalta-se com as críticas do PSD. "Não faz ideia do que é um banco!"

Mário Centeno zangou-se no Parlamento com as críticas do deputado do PSD António Leitão Amaro e aumentou o tom para lhe responder, durante a audição sobre a Caixa Geral de Depósitos. "Não faz a menor ideia …

-

Atentado suicida contra forças governamentais faz dezenas de mortos no Mali

Um bombista suicida matou esta quarta-feira pelo menos 37 ex-rebeldes e membros de grupos armados pró-governamentais na cidade de Gao, no norte do Mali, indicou uma fonte militar. Fontes médicas falam em mais de 60 mortos. "Um …

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos

Bastonário da Ordem dos Médicos alerta para o "negócio milionário" da Saúde 24

Um dia antes das eleições que vão escolher o seu sucessor, José Manuel Silva denuncia a linha de apoio como sendo um "negócio milionário" e um "desperdício", comparando com a situação no SNS, onde "quase …

Apanha da azeitona

Autarca denuncia trabalho escravo no Alentejo

Há trabalhadores imigrantes que vivem em condições deploráveis no Alentejo, uma situação de verdadeiro "trabalho escravo" que é "uma vergonha" para o país. A denúncia é feita por um autarca em plena campanha da apanha …

-

Infarmed alerta para riscos de automedicação com omeprazol

O Infarmed vai alertar a população para os riscos da automedicação com omeprazol, um fármaco para a úlcera gástrica e a doença do refluxo gastro esofágico, cuja utilização prolongada sem indicação clínica tem "efeitos adversos …

-

Autor do ataque em Istambul planeou massacre na praça de Taksim

O autor confesso do atentado perpetrado numa discoteca na noite de passagem de ano em Istambul declarou que o plano inicial era cometer um massacre na praça Taksim, no centro da cidade turca, informa o …

Manuel Valls, primeiro-ministro da França

Manuel Valls agredido com um estalo durante campanha em França

O ex-primeiro-ministro de França e candidato às presidenciais francesas, Manuel Valls, foi recebido com um estalo de um jovem, esta terça-feira, quando saía do edifício camarário de Lamballe, na região da Bretanha. Enquanto cumprimentava a população, …