Estar sentado é o novo cigarro

4

Estar sentado é o novo fumar, de acordo com um estudo recente que aponta para os efeitos negativos que o sedentarismo, cada vez mais frequente na nossa sociedade, tem na condição humana.

Muitas pesquisas feitas nos últimos anos apontam para que ficar sentado durante muitas horas por dia pode ser prejudicial para a saúde. Segundo um número cada vez maior de cientistas, “sentar é o novo cigarro”.

A pior notícia é que, ainda por cima, aumentar o tempo de exercício físico não compensa o tempo que fica sentado – o dano na saúde pelo tempo que se passa sentado é o mesmo quem se exercita e quem não se exercita.

Segundo um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, quando passamos longos períodos de tempo sentados, os nossos telómeros, as pequenas estruturas que surgem nas extremidades das cadeias de ADN, ficam mais curtos. Ora, isto não é coisa boa!

À medida que os telómeros ficam mais curtos, o ritmo a que o corpo envelhece e entra em decadência aumenta.

O mesmo estudo concluiu que “os telómeros daqueles que estiveram sentados por menos tempo cresceram” e que “as suas células pareciam estar a crescer fisiologicamente mais jovens”.

Quanto mais tempo se passa sentado, mais agitado fica o corpo, à espera do momento em que nos vamos levantar de novo. Isto porque os nossos corpos não foram feitos para “uma existência sedentária”, mas para se mexerem.

carltondramaticsociety / flickr

-

E as provas disso estão na forma como o corpo humano está “estruturado”, com “360 articulações e cerca de 700 músculos esqueléticos que possibilitam o movimento fluído e fácil”.

A movimentação facilita a circulação sanguínea e beneficia as células nervosas.

Quando não nos mexemos, mantendo nomeadamente posturas incorrectas em frente ao computador, a coluna sofre uma pressão indevida que, com o tempo, causa o desgaste dos seus discos, sobrecarregando as articulações e os ligamentos e pressionando os músculos.

Esta postura curvada também provoca o encolhimento da cavidade torácica enquanto estamos sentados, pelo que os pulmões perdem espaço para se expandirem enquanto respiramos. Isto limita temporariamente a quantidade de oxigénio que entra na corrente sanguínea através dos pulmões.

O sedentarismo reduz também o fluxo sanguíneo. E, tudo junto, faz reduzir os níveis de concentração e torna a actividade cerebral mais lenta.

O mero acto de nos sentarmos esmaga, pressiona e comprime os tecidos moles do corpo formados pelos músculos, pelos nervos, pelas artérias e pelas veias. E quando o fazemos por demasiado tempo sentimos, por vezes, o adormecimento das pernas ou o inchaço das mesmas, fruto do bloqueamento promovido por essa compressão.

O sedentarismo leva ainda à desactivação temporária da lipoproteína lípase, que é uma enzima nas paredes dos vasos capilares que destrói as gorduras do sangue.

Assim, sentados não queimamos gordura tão bem como quando nos movimentamos.

Mas os efeitos negativos são também de longo prazo e há estudos que indicam que estar sentado demasiado tempo está ligado a alguns tipos de cancro, a doenças do coração, ao aparecimento da diabetes e a problemas de fígado e de rins.

De acordo com os dados expostos no vídeo, a inactividade causa cerca de 9% de mortes prematuras por ano em todo o mundo, o que dá cerca de 5 milhões de pessoas.

Mas, se tem mesmo que ficar sentado por longos períodos, nomeadamente para trabalhar em frente a um computador, deve procurar manter uma postura correcta e tentar levantar-se de meia em meia hora.

ZAP

4 Comments

  1. As cias aéreas, sobretudo americanas, a partir de voos de médio curso, ‘obrigam’ os passageiros a circular pois algumas já levaram ‘estaladas’ de seguradoras com acidentes vasculares dos passageiros…

  2. “Muitas pesquisas feitas nos últimos anos apontam para que ficar sentado durante muitas horas por dia pode ser prejudicial para a saúde. Segundo um número cada vez maior de cientistas, “sentar é o novo cigarro”

    Não percebi este estudo:
    Defina-se “muitas horas por dia” – a quantas horas corresponde? E faz mal porque refere-se a estar sentado horas seguidas…. ou apenas refere-se que é mal apenas ao fato de estar sentado?

    Pela minha opinião penso que talvez se possa referir a muitas horas seguidas sem se levantar. No entanto atenção que o estudo apenas se está a basear num único fator: o tempo sentado. Não haverá mais fatores a ter em conta?

    Aprendi que devemos ser moderados e não entrar em excessos seja no que for. Nem 8 nem 80. E acima de tudo tenhamos senso comum àcerca de como funcionamos e como nosso corpo reage. Penso que é isto, acima de tudo, para o qual estes estudos nos tentam alertar: não nos regularmos por extremos, mas a termos senso comum, conhecermos como nosso corpo e como se comporta assim como nossas reações.

  3. Penso que limitarmo-nos a avaliar “nº de horas sentados” pode ser um erro e assim squecer outros fatores que esses sim acho ser bastante relavantes.

    Fatores como a ansiedade, ou aborrecimento. Ou às vezes a leviandade e a forma como nos afastamos de fazer coisas que nos aproximem de outras pessoas à nossa volta? Que nos afastem de por em prática o “amor ao próximo como a nós mesmos”?

    Penso que estarmos sentados pode não ser o problema como nos é colocado aqui na noticia. Mas pode haver mais além.

    Outra hipótese para questionar a tese:
    dormir uma sesta sentado no sofá será que é prejudicial?

    Suponho que haja mais fatores a serem avaliados

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.