/

Estado Islâmico desenvolveu a capacidade de lançar ataques em massa na Europa

1

(dr) Dabiq Magazine #12

"Apenas Terror". Detalhe da capa do número 12 da Dabiq, revista digital oficial do Estado Islâmico

“Apenas Terror”. Detalhe da capa do número 12 da Dabiq, revista digital oficial do Estado Islâmico

O grupo extremista Estado Islâmico desenvolveu a capacidade de lançar ataques globais e está especialmente centrado na Europa, afirmou o diretor da agência de polícia europeia, Europol, Rob Wainwright.

“O chamado Estado Islâmico desenvolveu uma nova capacidade de combate para lançar uma campanha de ataques terroristas em grande escala a nível global, com especial foco na Europa”, disse Rob Wainwright, citado pela agência France Presse.

“O chamado Estado Islâmico tem a vontade e a capacidade para lançar mais ataques na Europa e, naturalmente, as autoridades nacionais estão a trabalhar para impedir que isso aconteça”, acrescentou.

Wainwright apresentava à imprensa as conclusões de um novo relatório da Europol sobre mudanças na forma de funcionamento do grupo ‘jihadista’, que coincide com a abertura do novo centro antiterrorista da agência em Haia.

O Estado Islâmico reivindicou os atentados de 13 de novembro em Paris, que fizeram 130 mortos, tendo divulgado este domingo um vídeo em que aparecem os nove autores dos ataques e em que ameaça os “países da coligação” que combate as forças do grupo no Iraque e na Síria desde setembro de 2014.

Segundo as conclusões do relatório, “o Estado Islâmico está a preparar mais ataques terroristas em Estados-membros da União Europeia e em particular em França”.

“Os ataques serão principalmente dirigidos a alvos fáceis, pelo impacto que geram”, acrescenta o relatório da agência policial europeia.

“Tanto os ataques de novembro em Paris como o abate em outubro de um avião russo sugerem uma mudança na estratégia do Estado Islâmico no sentido global”, conclui a Europol.

Bom Dia

1 Comment

  1. Eles já atravessaram as fronteiras e continuam a atravessar diariamente, é só esperar pelos efeitos…

    Eles são como o ditado: “Quem avisa amigo é”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.