/

Estado Islâmico executa 400 mulheres, crianças e idosos

4

STR / EPA

O grupo jihadista Estado Islâmico degolou pelo menos 400 pessoas, na maioria mulheres, crianças e idosos, na cidade síria de Palmyra, desde que tomou o seu controlo da quarta-feira, informou a televisão oficial síria, citando fontes locais.

Dezenas de vítimas serão funcionários do Governo sírio, incluindo o chefe do Departamento de enfermagem do hospital de Palmira, que não foi identificado pela televisão, e sua família.

As cercas de 400 vítimas terão sido executadas sob pretexto de que “cooperavam com o Governo da Síria e não obedeciam às suas ordens”.

O primeiro-ministro sírio, Wael al Halqi, condenou o “horrível massacre” perpetrado pelo EI e responsabilizou os “países que apoiam o terrorismo financeiramente e militarmente, principalmente a Arábia Saudita, Qatar e Turquia, e alguns países ocidentais”, acrescentou a televisão oficial.

O chefe do Governo de Damasco apelou ainda à comunidade internacional e às organizações humanitárias para “pressionarem estes governos que apoiam o terrorismo”.

Segundo um outro testemunho de um activista de Palmyra à Al Jazeera, os jihadistas terão prendido ainda cerca de 300 soldados do exército de Damasco e combatentes de grupos pró-regime de Bashar al-Assad, executando-os posteriormente.

A cidade milenar, que atualmente se chama Tadmur, está desde quarta-feira nas mãos do Estado Islâmico.

As ruínas desta localidade são um dos seis locais sírios incluídos na lista do Património da Humanidade da Unesco, e também estão incluídos na sua lista de lugares em perigo.

Palmyra tem uma importância estratégica, pois serve de ligação entre a província síria de Deir al Zur, um dos bastiões do Estado Islâmico, e o Iraque com os arredores de Damasco.

Após a conquista de Palmyra e Ramadi, o Estado Islâmico passou a controlar cerca de metade do território Sírio.

ZAP / Lusa

4 Comments

  1. Com tanta tecnologia, é dececionante e muito triste não haver ninguem que elimine esta raça assasina deste mundo. Um bando de assasinos pirados que ninguem os detém.

  2. Comparados com estes bandalhos, os autores do holocausto de Hitler são quase anjos,ante o tipo de carnificina bárbara levada a cabo por este denominado Estado islâmico,
    Para quando um Tribunal tipo de Nuremberga?
    Antes de tudo a História julgará os pseudo-Estados ,que passam ao largo sem actuarem como deveriam,designsadamente as próprias Nações Unidas grandes coniventes, bem como NATO,UNIÃO EUROPEIA e afins.
    Que mundo cão em que vivemos.

  3. Já ocuparammetade da Siria, parte do Iraque e ninguém faz nada??!! Cheira-me que tudo tem a ver com o desaparecimento do Bin Laden… Muito estranho este movimento após…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.