Violência em Baltimore. Estado de emergência e militares nas ruas

1

Noah Scialom / EPA

-

O estado norte-americano de Maryland convocou milhares de agentes policiais e tropas da Guarda Nacional para controlar os motins em Baltimore, que surgiram após protestos contra a alegada violência policial.

A violência eclodiu esta segunda-feira, horas depois do funeral de Freddie Gray, jovem negro de 25 anos que tinha sido preso a 12 de abril ao fugir da polícia. O jovem levava consigo um canivete e sofreu uma lesão na coluna vertebral quando estava sob custódia policial, tendo morrido uma semana depois.

O superintendente da polícia de Maryland, William Pallozzi, disse ter ordenado que 500 agentes de todo o estado viessem dar apoio aos polícias da cidade e requisitou mais cinco mil agentes da região.

Por seu lado, a comandante da Guarda Nacional, Linda Singh, disse ter cinco mil tropas prontas e prometeu destacá-las em “toda a força” para proteger residentes e propriedade.

Hoje foi também decretado o recolher obrigatório na cidade a partir das 22 horas locais de terça-feira.

Em conferência de imprensa, a presidente da Câmara de Baltimore, Stephanie Rawlings-Blake, do Partido Democrata, explicou que o recolher obrigatório será imposto a partir das 21 horas locais para os menores de 14 anos e tem efeitos até às 5 horas locais e estará em vigor durante uma semana.

As autoridades pretendem, assim, diminuir a violência que se vive nas últimas horas nas ruas de Baltimore, que já provocou ferimentos em vários agentes, alguns dos quais com gravidade, e elevados danos materiais.

Michael Reynolds / EPA

A morte de Freddie Gray causou revolta devido aos maus tratos sofridos sob custódia da polícia. Quando faleceu, 80% da sua coluna vertebral estava cortada na zona das cervicais, segundo os advogados da família.

A polícia de Baltimore admitiu na sexta-feira que o jovem deveria ter recebido assistência médica imediatamente depois de ter sido detido.

Seis polícias foram suspensos enquanto esperam que a polícia entregue a 1 de maio as conclusões do seu inquérito ao procurador de Maryland, que pode decidir abrir um processo.

Os últimos dados da polícia apontam para 26 detidos durante os protestos de hoje em Baltimore, além de 15 agentes feridos e múltiplos estragos materiais.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Espinha?… Espinha têm os peixes. Coluna vertebral (como foi depois corrigido mais abaixo). A prepaparção e o vocabolário dos jornalistas de hoje em dia já não é o que era.

    Enfim… Verdadeiramente lamentável toda esta situação. Mas a indignação com a morte de Feddie Gray é mais do que legítima. Estas coisas não podem ficar impunes e o sistema tem dado provas de ser muito brando com os abusos policiais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.