//

Estado ainda deve mais 250 milhões ao Santander por causa do Banif

3

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno.

A resolução do Banif e a venda do banco ao Santander Totta continuam a custar dinheiro aos contribuintes. É que, além dos milhões gastos no processo, o Estado ainda deve 250 milhões de euros ao banco espanhol.

Este dado é avançado pelo jornal Público que nota que o “Estado ainda deve 250 milhões de euros ao Santander, por via de deduções fiscais que o banco de capitais espanhóis garantiu ao comprar o Banif por 150 milhões de euros”.

Estes 250 milhões “serão despesa fiscal a contabilizar no futuro pelo Estado”, atesta o diário, notando que o Santander só está à espera da “luz verde das Finanças” para poder “compensar lucros tributáveis futuros” e transformar aquele montante num activo.

E, caso o ministro das Finanças não emita o “despacho favorável” neste sentido, o Santander “tem direito a receber um montante equivalente em obrigações do tesouro ou numerário“, aponta o jornal.

Este é mais um gasto a somar aos prejuízos de três mil milhões de euros para os contribuintes, no âmbito do processo de queda do Banif.

Em contrapartida, o negócio tem sido particularmente lucrativo para o banco espanhol que, em Abril passado, apenas cerca de 4 meses depois da aquisição do Banif, anunciou aumentos superiores a 100% nos lucros com a sua actividade em Portugal.

O Público avança que, “nos moldes em que a resolução do Banif foi desenhada, o banco espanhol nunca corre o risco de perder”.

ZAP

3 Comments

  1. Mais uma vergonha e alguns que ganharam com estes moldes, quem defeniu este tipo de negocio devia era pagar do seu bolso estes valores, País de sem vergonha,deviam ser sérios e ver quem lucrou com todo este processo, Pais de ladrões

  2. Se bem entendi o estado vendeu o banco por 150 milhões e tem de pagar 250 milhões de deducões fiscais?!?!? Lol….este tipo de negócios só é feito com o dinheiro dos outros e não o deles! Porque se fosse do deles, certamente não teriam feito este negócio!! Sim senhor, já entendi que estes políticos aprenderam todos na mesma escola as contas da tabuada e de gestão. Devem ser o orgulho das universidades que frequentaram..lol

  3. Os portugueses será que não vêem que estão a ser roubados?!!. Como é possível vender um negócio por 150 milhões e depois pagar ao comprador 250 milhões??!!.
    O que dizem os senhores que nos governam (será ??) e os que suportam o governo?
    Que belo negocio !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.