Espião português apanhado em Itália foi extraditado para Portugal

(dr)

Frederico Carvalhão Gil, espião português

Frederico Carvalhão Gil, espião português

O agente do Serviço de Informação de Segurança detido em Roma aterrou este domingo à noite em Lisboa, depois de as autoridades italianas terem autorizado a extradição para Portugal, disse à agência Lusa fonte da Polícia Judiciária.

Segundo a mesma fonte, Frederico Carvalhão Gil vai ser presente a primeiro interrogatório judicial “na tarde desta segunda-feira ou na terça-feira” no Tribunal Central de Instrução Criminal, para aplicação de medidas de coação.

As autoridades portuguesas pediram também a extradição do espião russo, mas neste caso o pedido terá que ser apreciado em tribunal.

Segundo apurou a SIC Notícias, Carvalhão Gil não se opôs à extradição para Portugal, e viajou para Lisboa num avião de passageiros da TAP, acompanhado por agentes da polícia italiana.

O agente do SIS foi detido em flagrante delito, em Roma, a vender informações da NATO a um espião russo, detentor de passaporte diplomático.

A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação que envolveu o Departamento Central de Investigação e Ação Penal, a Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo da PJ, que deslocou investigadores a Itália, e a EUROJUST.

Em causa estão crimes de espionagem, violação de segredo de Estado, corrupção e branqueamento relacionados com suspeitas de transmissão de informações, a troco de dinheiro, por parte do funcionário do SIS ao agente dos serviços de informações russos.

Na sequência das detenções em Roma foram também realizadas buscas domiciliárias em Portugal.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.