//

Especialistas alertam que o prazer do churrasco é inimigo do clima

1

As churrascadas de fim-de-semana com os amigos, que sobretudo no Verão fazem as delícias de muitos, são um perigo para o clima. O alerta é de especialistas brasileiros que avisam para os perigos que o consumo de carne acarreta para o ambiente.

O churrasco na brasa é uma paixão de portugueses e de brasileiros, mas tanto por cá como por lá, é preciso começar a pensar em reduzir esse prazer, mudando os hábitos alimentares para consumir menos carne.

Não é à toa que países como a Dinamarca têm aplicado medidas como, por exemplo, um novo imposto que obriga os consumidores a comerem menos carne. Ou o caso da Holanda que vai construir uma vacaria flutuante amiga do ambiente. É que a produção de carne, especialmente de vaca, é uma das  indústrias mais poluidoras em todo o mundo.

No Brasil, a indústria agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases com efeito de estufa do país, de acordo com os dados do Observatório do Clima, citados pela Agência Brasil.

Em causa está não apenas o processo de criação dos animais, que exige elevados consumos de água e obriga ao desmatamento para criar pastos, mas também o seu transporte até à mesa dos consumidores e o uso de fertilizantes.

A grande quantidade de dejectos é outro problema, tanto mais se tivermos em conta que o Brasil “tem um dos maiores rebanhos do mundo” com “cerca de 200 milhões de animais”, aponta a Agência Brasil.

Isto dá “quase um por pessoa”, repara a coordenadora de Clima e Agropecuária do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Marian Piatto, citada pela publicação.

Há ainda que considerar o processo digestivo que ocorre nas vacas e que leva a que estes animais eliminem “metano através de arrotos e de gases”, segundo explica a responsável. “Não é como nos carros, que vemos fumo cinza, mas são poluentes”, salienta.

Desta forma, a coordenadora do Imaflora sublinha que “cada bife que as pessoas comem é responsável no impacto ambiental”. Pelo que apela a uma redução do consumo, nomeadamente através da diminuição das churrascadas de domingo com os amigos.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.