“Espanholização” da banca portuguesa origina manifesto

4

Pranav Bhatt / Flickr

-

Manifesto contra o domínio espanhol da banca portuguesa está a ser organizado por um grupo de 50 personalidades, informou este domingo o comentador político Marques Mendes.

São 50 personalidades, entre empresários, banqueiros e economistas, que estão associadas a esta iniciativa para defender a banca portuguesa do domínio espanhol, avança o Diário de Notícias.

A informação, avançada este domingo por Marques Mendes no seu espaço de comentário na SIC, revela que está a ser preparado um manifesto devido à preocupação com a ameaça da “espanholização” da banca nacional.

“Os bancos portugueses poderiam ser dominados por espanhóis. Mas este é um tema que está a ser tão discutido, que pelo que sei está a ser preparado um manifesto de várias personalidades”, declarou o ex-líder do PSD, citado pelo Observador.

“Vamos ver se se concretiza, não vejo mal desde que não caia na tentação do populismo, na demagogia e na hipocrisia”, acrescentou o comentador político.

Entre os impulsionadores deste movimento está o empresário Alexandre Patrício Gouveia e o ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos João Salgueiro.

Recorde-se que Patrício Gouveia foi, há dez anos, um dos promotores de um outro manifesto chamado “Compromisso Portugal”, que defendia a manutenção dos centros de decisão em Portugal.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa já tinha tocado no assunto a semana passada, durante a visita oficial ao reis de Espanha.

O chefe de Estado lembrou o rei Filipe VI que a presença espanhola na banca portuguesa era “significativa” mas que isso não poderia representar nunca um “exclusivo”.

Este fim-de-semana, o jornal Expresso noticiou que o primeiro-ministro se reuniu com a empresária angolana Isabel dos Santos para ultrapassar o impasse no BPI.

O encontro terá conciliado um acordo com o La Caixa, tendo a filha do presidente angolano concordado em vender a sua participação no banco português ao grupo espanhol e o BPI a ceder as suas ações do banco angolano BFA à Unitel, operadora onde Isabel dos Santos é uma das maiores acionistas.

Por sua vez, Passos Coelho, não deixou passar esta situação ao lado e exigiu que António Costa explicasse esta alegada “interferência”.

“Não temos boa memória dos tempos em que os governos e os primeiros-ministros se envolviam em processos societários que não respeitam ao Estado, respeitam aos privados, e era muito importante que houvesse um cabal esclarecimento dessa matéria”, afirmou o líder do PSD.

ZAP

4 Comments

  1. Pois eu acho muito bem, com a banca bem separada do nosso poder politico talvez assim seja mais difícil eles porem a pata… Não admira que isto esteja a assustar muitos políticos. A mim não me assusta nem um pouco, até me deixa mais descansado. É uma palhaçada pensarem que por estar na mão dos portugueses que as empresas terão melhor acesso ao crédito para financiar os seus projectos, todos sabemos que as nossas “casas de penhores” (vulgo bancos de investimento) não emprestam dinheiro aos projectos estruturados e alicerçados mas sim aos amiguinhos das jantaradas que depois lhes dão umas prendinhas de amizade (não é salgado???)…

    • Como?!
      Deixa-o mais descansado?!
      Viva a ignorância!…
      Já eu, quando os mafiosos do Santander tomaram conta do Totta, a primeira coisa que fiz, fui ir lá fechar a conta!!
      Notou-se logo uma atitude muito mais agressiva (mafiosa) no funcionamento do banco, como publicidade muito mais agressiva/manhosa, os funcionários a terem formação/obrigação para vender muito mais créditos, etc, etc…

      • O insulto é a arma dos fracos, vá chamar de ignorante à senhora sua mãe. Desde quando é que uma atitude agressiva de marketing é sinal de máfia? Em Qual é a empresa com fins lucrativos que não forma os seus funcionários a conseguirem os melhores resultados possíveis? Foram esses os motivos que o levaram a encerrar a sua conta? Parabéns! Merece o Nobel da inteligência! E já agora, aprenda a respeitar as opiniões dos outros, mesmo que ela não vá de encontro com a sua.

  2. Será que ninguém acha estranho que os dois bancos espanhóis que escaparam à intervenção ´divina’ com o dinheiro dos contribuintes, estejam agora em posição de negociar?. E quanto à gente que integrou o Compromisso Portugal, também estou descansado. O que eles queriam, todos nós desejasmos e daí não veio nada de novo. Mas alguns dos intervenientes deste CP já tiveram perdões fiscais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.