/

Espanholas estão a pedir tampões ao Canadá, onde a higiene feminina não paga IVA

3

Mais de 700 espanholas uniram-se na iniciativa “Tampões do Canadá” para alertar o governo espanhol para a necessidade de baixar o IVA, atualmente de 10%, dos artigos de higiene feminina.

A campanha “Tampons from Canada” (Tampões do Canadá) foi lançada na semana passada e conta com um vídeo promocional, realizado gratuitamente por uma agência publicitária, e uma petição online, que reuniu já mais de 126 mil assinaturas, para reduzir o IVA dos produtos de higiene feminina para 4%.

Em Espanha, tampões, pensos e copos menstruais têm 10% de IVA e outros produtos de higiene feminina chegam aos 21%, enquanto no Canadá esses artigos não têm o imposto, pelo que as subscritoras se juntaram para comprar tampões a esse país.

No ano passado, o parlamento canadiano decidiu, na sequência de uma iniciativa popular, eliminar os impostos sobre os produtos de higiene feminina. As normas da UE proíbem a fixação do IVA em 0%.

Para a impulsionadora do projeto, a jornalistas Celia Blanca, é “uma incongruência” que tampões, pensos higiénicos e copos menstruais não sejam considerados artigos de primeira necessidade.

“Continuar a considerar que as mulheres têm menstruação porque querem e taxar a 10%, parece-me o mesmo que levar uma bofetada por ser mulher“, denunciou Blanco.

Para uma família com três a quatro mulheres com idades entre os 12 e os 50 anos – uma situação comum nos agregados familiares espanhóis -, o custo anual em produtos de higiene feminina pode rondar os 200 euros.

Tal como em vários locais do mundo onde as mulheres são isoladas quando estão menstruadas, Blanco vê a mesma exclusão “quando o IVA dos tampões é o mesmo do caviar“.

Com a iniciativa pretende-se introduzir o tema da saúde feminina na agenda política: “Temos que exigir aos nossos políticos que saibam o que é ser mulher no nosso país”, sublinhou.

ZAP / Lusa

3 Comments

  1. Não entendo o porquê da noticia “Bruxelas toma decisão sobre sanções” estar relacionada com “espanholas estão a pedir tampões ao Canadá”.
    “Será que devemos meter tampões nos ouvidos e nos olhos para não ver nem ouvir o que vem de Bruxelas?”

    • Pensas?!
      Evita pensar, que isto não é caso para pensar, mas sim para te informares!…
      Na Espanha pagam 10% e em Portugal pagam 6%; agora PENSA!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.