/

Espanhóis do Daesh apelam a ataque na Península Ibérica

1

(dr) Dabiq Magazine

Os serviços secretos de Espanha têm interceptado cada vez mais mensagens a apelar a ataques, enviadas pelos espanhóis que se juntaram ao Daesh na Síria e no Iraque.

A informação é avançada pelo El Mundo, que descreve que as mensagens estão a surgir em cada vez maior número. “Ataquem, ataquem, ataquem. Temos que fazer algo. Que mais tem que acontecer para que passem à ação?“, perguntam os jovens espanhóis radicalizados a familiares e amigos.

Nas mensagens recebidas em Espanha, os jovens combatentes perguntam a amigos e familiares o que mais é preciso acontecer para desencadearem atentados na Península Ibérica, na sequência das detenções em Espanha de muçulmanos suspeitos de pertencerem ao Daesh e da perda de território do grupo na Síria.

Fontes contactadas pelo jornal dizem que é provável que elementos mais radicalizados que ficaram em Espanha sejam suscetíveis a estes argumentos. Os serviços de segurança temem sobretudo eventuais ataques dos chamados “lobos solitários“, como já aconteceu em outros países como França, Alemanha ou Turquia.

Segundo as contas dos serviços secretos espanhóis, cerca de 200 cidadãos do país já se juntaram ao Daesh, enquanto mais de 800 pessoas estão a ser investigadas por alegadas ligações ao autoproclamado Estado Islâmico.

Os combatentes na Síria e no Iraque afirmam que a prioridade do Daesh é a consolidação do território do califado e para isso precisam que o terrorismo continue a ser uma ameaça muito real para a Europa. Ao incentivarem ataques no velho continente, os terroristas querem que as autoridades se concentrem mais na segurança interna, deixando para segundo plano os ataques contra o Daesh na Síria e no Iraque.

A propaganda jihadista oficial aponta a França, Rússia e Alemanha como principais alvos.

Império do medo

Os extremistas islâmicos têm vindo a referir intenções de recuperar o território do califado na Europa dos tempos medievaisAl Andalus, a designação árabe dada aos territórios de Portugal, Espanha e França ocupados pelos mouros no século VIII e que os extremistas querem reconquistar.

Em fevereiro do ano passado, o Daesh divulgou um vídeo onde um terrorista afirma: “A Península Ibérica jamais será esquecida”.

“Os muçulmanos voltarão a povoar Córdoba, Toledo ou Játiva. Al Andalus não és espanhola ou portuguesa, és a Al Andalus muçulmana”, afirma o terrorista, citado pelo jornal El Mundo.

“Oh querida Al-Andalus! Pensaste que te tínhamos esquecido. Juro por Deus que jamais o fizemos”, diz o jihadista.

Em 2015, foi divulgado um mapa que mostrava o território que o grupo terrorista deseja ver ocupado pelo seu califado até 2020. Na ponta, pintada a negro, a Península Ibérica.

(dr) Empire of Fear

-

Para Andrew Hosken, jornalista da BBC que inclui o mapa do califado do Estado Islâmico no seu livro “Império do Medo: Dentro do Estado Islâmico”, o objetivo dos terroristas é simples: “reconquistar tudo o que veem como o mundo islâmico“.

Os especialistas estão atentos a grupos que operam no Magrebe, e especialmente na Líbia, para onde poderiam viajar indivíduos radicalizados em Espanha e que, posteriormente, poderiam ser utilizados em ataques contra o país.

// ZAP

1 Comment

  1. A necessidade do IE é que a Europa aceite mais migrantes, assim ficam mais à vontade para a integração de jihadista.
    A Europa é muito caridosa com os migrantes depois a população nacional de cada país é que paga as favas dessas humildades.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.