Espanha regista primeiro caso de Zika numa grávida

Frank Hadley Collins / Sanofi Pasteur / Flickr

Fêmea de Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir três doenças: zika, dengue e chikungunya

Fêmea de Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir três doenças: zika, dengue e chikungunya

Autoridades catalãs confirmaram esta quinta-feira que uma mulher grávida foi infetada depois de ter estado na Colômbia.

A mulher em causa tinha estado recentemente na Colômbia e está grávida de 13 semanas. As autoridades catalãs acreditam que este é o primeiro caso em Espanha de uma grávida infetada com o vírus.

Segundo o Departamento de Saúde da Catalunha, a mulher está a receber assistência médica mas não se encontra hospitalizada.

Até ao momento, foram diagnosticados seis casos confirmados e dez suspeitos nesta região espanhola, todos eles de pessoas que recentemente viajaram para países da América do Sul.

Os sintomas da infeção, transmitida por uma picada do mosquito da espécie Aedes aegypti, são muito semelhantes aos de uma gripe: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares.

Geralmente, os sintomas começam a desaparecer dentro de quatro ou cinco dias depois. O período normal de incubação varia entre três a doze dias.

No caso das mulheres grávidas, o vírus está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos, sobretudo casos de microcefalia.

No início da semana, a Organização Mundial de Saúde declarou esta situação como uma emergência de saúde pública de alcance internacional.

O vírus tem tido repercussões mais significativas no continente sul-americano, especialmente em países como o Brasil e a Colômbia.

Por outro lado, as autoridades norte-americanas também confirmaram a existência de um caso de transmissão do vírus por via sexual.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.