//

Espanha não vai aumentar IVA. É desnecessário e contraproducente

lamoncloa_gob_es / Flickr

A ministra da Presidencia e porta-voz do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, e o ministro das Finanças e Administração Pública, Cristóbal Montoro

A ministra da Presidencia e porta-voz do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, e o ministro das Finanças e Administração Pública, Cristóbal Montoro

O ministro das Finanças espanhol, Cristóbal Montoro, garantiu hoje que o executivo não vai subir o IVA porque isso é “desnecessário” e seria “contraproducente” para os esforços de reactivar a economia.

Montoro falava no plenário do Congresso de Deputados durante o debate dos diplomas de reforma fiscal aprovados em junho e com os quais o executivo estima que cerca de 9 mil milhões de euros voltarão aos bolsos dos contribuintes nos próximos dois anos.

Em causa estão reduções ao imposto sobre o rendimento das famílias (IRPF) e também ao imposto sobre as empresas, e ainda alterações ao IVA.

Espanha tem uma taxa máxima do IVA de 21% desde setembro de 2012, tendo o FMI e a Comissão Europeia recomendado que o nível seja aumentado, algo que o Governo espanhol rejeitou fazer.

Montoro insistiu que o Governo “rejeita” as posições a favor de aumentos do IVA, já que “as receitas de IVA vão bem, muito bem”, disse.

Subir o IVA é não só desnecessário, mas seria contraproducente para fomentar o consumo e propiciar a recuperação da procura, como parte do motor para o crescimento económico”, disse.

Manter o IVA nos níveis actuais beneficiará muitos sectores económico e, nesse sentido, destacou o turismo e a hotelaria e restauração (com um nível de IVA de 10%) e que “estão a fomentar o arranque da economia”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.