/

Esculturas em museu de Cambridge podem afinal ser de Michelangelo

1

BBC

A investigadora Victoria Avery está convencidad de que as estátuas são obra de Michelangelo

A investigadora Victoria Avery está convencidad de que as estátuas são obra de Michelangelo

Duas esculturas de bronze escuro expostas em Cambridge, na Inglaterra, podem ser de Michelangelo, segundo uma equipa internacional de investigadores.

Se a suposição estiver correta, as obras serão as únicas esculturas de bronze de Michelangelo que restam no mundo.

As esculturas de nus masculinos montados sobre panteras tinham sido atribuídas a Michelangelo no século XIX, mas esta teoria foi depois descartada. Mais recentemente, as esculturas tinham sido atribuídas ao escultor holandês Willem Danielsz Van Tetrode.

No fim do ano passado, porém, o especialista Paul Joannides, professor emérito de História da Arte na Universidade de Cambridge, relacionou as esculturas a um pequeno detalhe num desenho do século XVI que estava no Musée Fabre, em Montpellier, na França.

Um dos aprendizes de Michelangelo tinha copiado vários rascunhos do mestre, e no canto de um destes, datado de 1508, havia um desenho de um jovem musculoso montado sobre uma pantera.

A pose é muito semelhante à de uma das esculturas de bronze e é desenhada com o mesmo estilo usado por Michelangelo nos seus projetos para esculturas.

As obras demonstram semelhanças de estilo e anatomia com obras de Michelangelo do período 1500-1510. A data foi confirmada pelas conclusões preliminares da análise científica inicial.

“Há algumas características típicas de Michelangelo: a veia jugular bem marcada, músculos no abdómen e a linha das costas também bem marcada”, conta à BBC a investigadora Victoria Avery, responsável pelo departamento de Artes Aplicadas do Fitzwilliam Museum, em Cambridge.

Avery acredita que as esculturas representam seguidores do deus grego Baco, já que panteras são normalmente associadas a este deus.

Usando raios-X, a equipa estabeleceu que o molde era grosso e pesado – uma indicação de que datam do final do século XV ou início do século XVI.

A investigação continua e a conclusão final será apresentada em julho.

As esculturas, que pertencem a uma coleção particular e foram emprestadas ao Museu Fitzwilliam, serão exibidas até 9 de agosto.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. Podem? Com professores e especialistas destes, não admira que os museus estejam cheios de falsificações, quadros atribuidos a um pintor , que depois se vem a saber que eram da autoria de outro, etc etc etc

    Faz lembrar a historieta da segunda Gioconda do Prado, com essa treta já se calaram.

    E com esta TRETA também se vão calar.

    No mundo das artes O REI VAI NU

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.