//

Escritor lança livro policial que se autodestrói em 24h

Leia rapidamente esta notícia, porque é assim que vai ter que ler o novo livro de James Patterson, “Private Vegas”, que se autodestruirá exactamente 24h depois de começar a sua leitura.

O escritor de livros policiais James Patterson vai oferecer mil cópias digitais do seu novo livro, “Private Vegas”. Mas os afortunados que conseguirem descarregar uma das cópias vão ter apenas 24h para o ler.

Patterson e a sua editora acreditam que a literatura tem enfrentado uma grande concorrência por parte de outros meios, como a televisão, o cinema e mesmo a internet.

JamesPatterson / Facebook

O escritor James Patterson

O escritor James Patterson

Contactaram então uma agência publicitária, a Mother, que foi encarregada de conceber uma campanha de lançamento “inovadora e criativa, algo tão invulgar que despertasse a atenção dos leitores para um livro – para este em particular”, explica Patterson ao Mashable.

A Mother surgiu com uma ideia simples: presentear os leitores com uma amostra da sensação vivida pelos personagens dos filmes de acção e suspense, naqueles vibrantes momentos de olho num relógio em contagem decrescente.

A ideia é proporcionar aos leitores a emoção de saber que têm um tempo limite para executar uma tarefa – no caso, ler o livro – e que não a cumprir atempadamente tem consequências.

Uma vez iniciada a leitura de versão digital do romance, um relógio inicia uma contagem decrescente, ao fim da qual… puff, o livro torna-se ilegível.

Além das mil cópias digitais, haverá uma única cópia em papel de “Private Vegas”, que também se autodestrói em 24h. Custa “apenas” 258 mil euros, e inclui uma viagem e refeição completa com o escritor.

Mas podem ficar descansados os leitores mais tradicionais, que prefiram um exemplar para ler calmamente, sem grandes emoções para lá das que lhes traga o enredo. Dia 26, estará nas bancas a edição “normal” do livro.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.