/

Escola nos EUA põe alunos a estudar de pé para combater sedentarismo

1

Parece algo demasiado rígido mas os professores da escola norte-americana garantem que, desde que a medida foi implementada, os alunos estão mais produtivos.

Na Escola Elementar Vallecito, na Califórnia, não há vestígios de mesas ou cadeiras, pelo menos das tradicionais, para os alunos usarem enquanto estão nas aulas.

A iniciativa, que à primeira vista pode parecer exagerada, tem como principal objetivo combater o sedentarismo, problema que afeta significativamente crianças e jovens nos Estados Unidos.

As novas mesas têm um design inovador, são mais altas do que o habitual e têm um suporte para que os estudantes possam descansar os pés quando necessitam.

Além disso, os bancos não foram totalmente excluídos e estão sempre à disposição das crianças, caso estas se cansem de estar em pé. Porém, os responsáveis pela escola dizem que os alunos já estão tão habituados a esta nova medida que quase não os usam.

“A ideia surgiu de alguns pais que estavam preocupados com o facto de os alunos passarem o dia todo sentados”, disse a diretora da escola, Tracy Smith, em declarações à BBC.

Segundo a diretora, as aulas ficaram ainda mais dinâmicas, houve um aumento na produtividade dos alunos e menos problemas relacionados com o comportamento dentro da sala de aula.

“Estas mesas dão a oportunidade de as crianças se movimentarem sem interromper a aula. Além disso, são mais saudáveis para a postura e para o sistema cardiovascular”, explicou.

Esta não é a primeira vez que se usa esta nova tendência. Várias empresas nos Estados Unidos já usam este sistema, em detrimento das mesas tradicionais, para que os seus funcionários possam trabalhar de pé.

Até a Casa Branca já anunciou que vai comprar este tipo de mesas, uma solução que poderá chegar a 700 mil dólares, cerca de 650 mil euros.

Sendo um investimento alto, nem todas as escolas do país têm capacidade financeira para suportar o custo.

Neste caso, a escola Vallecito foi ajudada pela organização StandUp Kids, que tem como principal objetivo angariar dinheiro para fornecer às escolas este material.

Alguns estudos apontam que este tipo de mesas faz com que os estudantes tenham uma melhoria de 15% nas notas e queimem cerca de 25% de calorias a mais.

Apesar de todo o contexto positivo, há alguns especialistas que ainda consideram ser preciso avaliar os efeitos destas mesas a longo prazo.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. No meu primeiro emprego, havia ainda as mesas dos escriturários, antigas, em que eles trabalhavam de pé. Mesas com ‘tulha’ por baixo do tampo, fechada à chave, onde eram guardados os livros de contabilidade e facturação…E havia ainda um funcionário que não abdicava de trabalhar numa dessas mesas, por lhe causar menos dores nas costas que a secretária «tradicional»…
    Portanto, nada de novo, nesta «tendência»…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.