Escoceses inventam cigarros que falam para combater o vício

Kelly Hau / wikimedia

-

Na Escócia, um grupo de cientistas desenvolveu um mecanismo que pode ser implantado nos maços de cigarros e que emite um aviso sonoro aos fumadores assim que a embalagem é aberta. As mensagens tem o objectivo de alertar os fumadores dos riscos que o tabaco e a nicotina causam à saúde.

Os “cigarros falantes”, como são conhecidos, podem ser uma alternativa para que as autoridades escocesas diminuam o número de fumadores no país. A meta é reduzir, nos próximos 20 anos, o número das pessoas na Escócia que fumam de 23% para 5%.

As mensagens, além de alertar sobre todos os malefícios que o cigarro pode originar, fornece um número de telefone para quem quer largar o vício, mas encontra dificuldades.

Os testes apresentaram resultados positivos, em grupos de mulheres entre os 16 e 64 anos, segundo os cientistas da Universidade de Stirling – equipa que desenvolveu a investigação, financiada pela fundação Cancer Research Uk.

Alison Cox, membro da fundação, diz em entrevista à BBC que o investimento é uma tentativa de “ver se as ferramentas de marketing típicas da indústria do tabaco podem ser utilizadas para ajudar fumadores a deixar o vício, em vez de serem usadas para vender cigarros”.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.