/

Escândalo tira a Volkswagen do índice de empresas sustentáveis

A multinacional alemã Volkswagen vai sair do índice de empresas sustentáveis, devido ao escândalo resultante da manipulação, ao longo de anos, das emissões de gases poluentes, anunciou a Standard & Poor’s Dow Jones Indices.

A retirada da Volkswagen do Dow Jones Sustainability Indices vai ocorrer a 6 de outubro, depois de concluída a sessão bolsista em Frankfurt na véspera, explicou a entidade gestora dos índices, sem adiantar mais detalhes.

O grupo alemão marcou presença neste índice de empresas sustentáveis durante mais de 10 anos, primeiro entre 1999 e 2004 e depois desde 2007, tendo mesmo sido nomeada em agosto a empresa mais sustentável do setor automóvel, recordou esta terça-feira a cadeia televisiva CNBC.

A Volkswagen manipulou a informação sobre as emissões de óxido de nitrogénio ao instalar um programa informático nos motores diesel EA 189, que permite ao veículo reconhecer que está sob controlo e truncar os números.

A multinacional alemã revelou na semana passada que existem 11 milhões de veículos afetados em todo o mundo, mas até agora não tem sido transparente sobre a quantidade de veículos envolvidos e os números não são claros.

O escândalo levou a Volkswagen a perder mais de um terço da sua capitalização bolsista e está a afetar outras empresas do setor automobilístico, que também sofreram fortes perdas em bolsa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.