/

ESA vai voltar a aterrar em Marte em Outubro

ATG Medialab / ESA

Sequência de descida do módulo Schiaparelli, da ESA

Sequência de descida do módulo Schiaparelli, da ESA

A ESA quer apagar as memórias da missão falhada do Beagle 2, e espera que desta vez o módulo Schiaparelli aterre com sucesso em Marte, ajudando a conhecer um pouco melhor o planeta durante a sua curta estadia lá.

O módulo Schiaparelli tem como principal objectivo demonstrar a validade do seu sistema de aterragem, que consiste num escudo térmico para a entrada na atmosfera e desaceleração, um paraquedas, sistema de propulsão para desaceleração nos últimos mil metros, e um estrutura deformável para absorver o impacto da queda livre final, de uma altura de 2 metros.

Mas, como nestas coisas é sempre melhor aproveitar o máximo possível, o Schiaparelli leva a bordo instrumentos que irão estudar os campos eléctricos que provocam as tempestades de poeira em Marte, assim como os padrões climáticos.

Infelizmente, não o poderá fazer por muito tempo, pois o módulo leva apenas uma bateria que lhe dará uma autonomia para cerca de 2 a 8 dias marcianos, dependendo das condições que encontrar.

A aterragem acontecerá a 19 de outubro – e esperemos que desta vez não aconteçam imprevistos, como aconteceu em 2003 com a aterragem falhada do Beagle 2, módulo britânico que fazia parte da missão Mars Epress, da ESA.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.