/

Erupção inesperada do Monte Ontake provoca 1 morto e 30 feridos

A erupção deste sábado do segundo vulcão mais alto do Japão surpreendeu um grupo de montanhistas, provocando pelo menos 1 morto e mais de 30 feridos.

O Monte Ontake, localizado a 200 quilômetros de Tóquio, começou a expelir grandes quantidades de cinzas e rochas, formando uma imensa nuvem de fumo sobre a sua cratera.

A erupção provocou uma vítima mortal e 30 feridos entre os turistas que fora, surpreendidos pela erupção quando praticavam montanhismo na região. Segundo as autoridades, dez dos feridos estão em estado grave.

Pelo menos três pessoas estão desaparecidas – e as autoridades suspeitam que possam estar sob as cinzas vulcânicas.

Segundo a BBC, há ainda 20 montanhistas, que participavam em excursões ao Monte Ontake quando a erupção começou, que poderão estar presos num abrigo perto do topo do vulcão. Está a ser montada uma operação, com o apoio do Exército japonês, para resgatar os excursionistas.

Cerca de 250 montanhistas conseguiram entretanto descer da montanha nas últimas horas. Habitantes relatam que as cinzas fazem com que seja difícil respirar na região.

A última vez que o Monte Ontake entrou em erupção foi em 2007. Desde então, as autoridades japonesas têm recomendado que os montanhistas evitem a área. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, os resíduos do vulcão podem cair a 4 quilómetros de distância da sua cratera.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.