/

Erros médicos são terceira causa de morte nos EUA

1

Os erros médicos são a terceira causa de morte nos EUA, após as doenças cardiovasculares e o cancro, com cerca de 250 mil óbitos por ano, segundo os cálculos de dois investigadores publicados no British Medical Journal (BMJ).

Não existem estatísticas oficiais sobre as mortes resultantes de erros médicos, mas estimativas recentes situam-nas entre as 210 mil e as 400 mil entre os doentes hospitalizados nos EUA.

Com base em estudos que remontam a 1999, e extrapolando para o conjunto das hospitalizações reportadas em 2013, Martin Makary e Michael Daniel, da Johns Hopkins University School of Medecine de Baltimore, calcularam uma taxa média de 251.454 mortes por ano ligadas a erros médicos, um número que consideram “subestimado”, porque só consideraram as mortes ocorridas no hospital.

“É a terceira causa de morte nos EUA”, afirmou Makary em declarações à AFP, sublinhando que o problema não é específico dos EUA, mas generalizado em todo o mundo.

“As pessoas morrem por erro de diagnóstico, sobredoses de medicamentos, tratamentos fragmentados, problemas de comunicação ou complicações evitáveis“, acrescentou. Disse também que a má qualidade dos cuidados de saúde em África mata provavelmente “mais pessoas que a SIDA ou o paludismo juntos”.

Os autores do estudo recomendaram a aplicação de medidas que permitam reduzir “a frequência” e “as consequências” dos erros médicos.

/Lusa

1 Comment

  1. Se duvidas houvessem sobre a “qualidade” da saúde privada, aqui ficam um bom exemplo!!
    Quando tudo se resume a dinheiro, o resultado nunca pode ser bom…
    Mais um vergonha Made in USA, que consegue ter um sistema de saúde pior do que Cuba!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.