/

Erro de cálculo levou alunos a serem internados por excesso de cafeína

Uma universidade britânica vai ter de pagar uma multa de quase 470 mil euros depois de dois alunos terem sido internados por terem consumido uma dose excessiva de cafeína. Tudo por causa de uma experiência para perceber quais são os efeitos desta substância quando conjugada com exercício físico.

Quais são os efeitos da cafeína quando conjugada com exercício físico? Em busca de uma resposta para esta questão, a Universidade de Northumbria, no Reino Unido, decidiu fazer uma investigação científica.

Para isso, dois voluntários – neste caso dois alunos do curso de Ciências de Desporto que aceitaram participar no estudo – tinham de ingerir 0,3 gramas de cafeína diluídos em sumo de laranja. Só que algo tão simples como um cálculo quase acabou em tragédia.

Tudo aconteceu porque, para calcular a dosagem, os funcionários da universidade utilizaram a calculadora de um telemóvel e digitaram mal os decimais. Em vez dos 0,3 gramas, Alex Rossetta e Luke Parkin ingeriram 30 gramas: o equivalente a 300 chávenas.

Os dois jovens sofreram violentos efeitos colaterais. Rossetta esteve internado durante seis dias, perdeu a memória a curto prazo e 12 quilos. Parkin ficou dois dias no hospital e perdeu dez quilos. Ambos tiveram de fazer diálise e acabaram por recuperar.

Os médicos acreditam que os dois sobreviveram por serem jovens e saudáveis. “A overdose poderia ter sido fatal”, afirma Adam Ferrer, promotor encarregado no caso, acrescentando que já foram reportados casos de morte por ingestão de apenas 18 gramas.

Rosetta e Parkin processaram a universidade que, entretanto, já foi condenada por um tribunal a pagar uma multa de quase 470 mil euros. O incidente ocorreu em março de 2015, mas só agora foi tornado público.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.