//

Ernst & Young paga multa de 4 milhões de dólares por pressionar congressistas

Seth Anderson / Flickr

"Corporate Head", escultura de Terry Allen em frente ao edifício da Ernst & Young, no nr. 725 da Rua Figueroa, Los Angeles, nos Estados Unidos

“Corporate Head”, escultura de Terry Allen em frente ao edifício da Ernst & Young, no nr. 725 da Rua Figueroa, Los Angeles, nos Estados Unidos

A empresa de auditoria Ernst and Young vai pagar quatro milhões de dólares por ter falhado os deveres de independência, ao fazer ‘lobbying’ político nos EUA por conta de empresas clientes, anunciou hoje SEC, a autoridade bolsista norte-americana.

A conhecida empresa britânica, mais concretamente a sua filial norte-americana WCEY, é acusada de ter feito pressão sobre congressistas norte-americanos, para conseguir leis favoráveis a duas empresas, das quais deveria certificar as contas. O nome destas empresas não foi divulgado.

A autoridade bolsista mencionou o envio de cartas e várias reuniões para conseguir incluir num projeto de lei “elementos de linguagem” favoráveis a esses empresas ou “fazer falhar” textos legislativos prejudiciais aos seus interesses.

“A independência dos auditores é crucial para a integridade da comunicação financeira. Quando um auditor atua como um advogado para os seus clientes , a independência está comprometida”, declarou Scott Friestad, um dos responsáveis da SEC, citado no comunicado.

“A Ernst and Young envolveu-se em atividades de lobbying que constituem atividades de conselho inapropriadas e violou as regras claramente”, acrescentou.

Ao pagar esta penalidade, a auditora consegue o fim das acusações.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.