Ericsson anuncia fim da produção de modems

Ericsson / Flickr

-

A fabricante de equipamento de telecomunicações sueca Ericsson anunciou hoje que vai deixar de fabricar modems e concentrar recursos no desenvolvimento de redes de rádio.

A mudança de estratégia vai atingir quase 1.600 trabalhadores e pode provocar a supressão de centenas de postos de trabalho nas fábricas do grupo na Suécia, Índia, Alemanha, China e Finlândia, já que parte dos funcionários serão redistribuídos por outras áreas do grupo.

Para justificar a mudança de estratégia, a Ericsson indicou a forte concorrência, a queda dos preços e a aceleração do ritmo de mudanças tecnológicas.

O grupo também salientou que o negócio dos modems requer “investimentos significativos em investigação e desenvolvimento“.

A empresa sueca assumiu o controlo da divisão de modems depois da rutura em agosto de 2013 da empresa de capital de risco que compartia com o grupo franco-italiano de semicondutores STMicroelectronics, e desde então tinha-se concentrado em lançar aparelhos com o modem integrado, o que conseguiu no mês passado.

Ericsson, que continuará a entregar modems aos clientes que tenham encomendado, vai começar a desmantelar esta divisão no último trimestre deste ano.

O encerramento da divisão implicará uma “redução significativa” de gastos na primeira metade de 2015 e não terá qualquer impacto no balanço do grupo no segundo trimestre, informou a empresa sueca.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.