/

Erdogan perdeu (13 anos depois) a maioria absoluta

unaoc / Flickr

O primeiro-ministro da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan.

O primeiro-ministro da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan.

O partido do Presidente islamita-conservador turco Recep Tayyip Erdogan perdeu este domingo a maioria absoluta que detinha no parlamento há 13 anos, segundo números divulgados pelas televisões turcas.

De acordo com os dados apresentados pela NTV, citada pela agência EFE, o partido AKP, do presidente Recep Tayyip Erdogan obteve 40,8% dos votos, enquanto os sociais-democratas CHP ficaram com 25,1%, os nacionalistas MHP com 16,4% e o partido pró-curdo HDP com 12,9%.

A formação pró-curda Partido Democrático do Povo, HDP, conseguiu ultrapassar os 10% de votos necessários para entrar na Assembleia Nacional, devendo eleger pelo menos 70 deputados.

É a primeira vez que os curdos conseguem lugar no Parlamento da Turquia.

Os dois outros principais concorrentes do partido do poder, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) e o Partido de Ação Nacionalista (MHP, de direita) deverão obter 24% e 17% dos votos, correspondentes a 124 e 85 lugares, respetivamente.

Estas eleições eram consideradas as mais incertas desde 2002 e à partida os observadores aventavam a possibilidade de o AKP perder a maioria absoluta garantida em anteriores escrutínios.

Cerca de 54 milhões de eleitores turcos estavam inscritos para votar.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.