Equipa da NASA vai viver isolada durante um ano para simular vida em Marte

HI-SEAS / Facebook

A cúpula no Havai onde a equipa da NASA vai viver durante um ano

A cúpula, no Havai, onde a equipa da NASA vai viver durante um ano

Uma equipa da NASA mudou-se para um lugar inóspito, onde durante um ano vai viver isolada para simular como seria a vida em Marte.

A equipa, constituída por seis membros, mudou-se na passada sexta-feira para uma área perto de um vulcão inativo, no Havai, na qual vai viver durante um ano, pode ler-se na notícia da BBC.

Para simular a vida em Marte, a equipa, com pessoas do sexo masculino e feminino, é constituída por um francês especialista em astrobiologia, um físico alemão e quatro americanos (um piloto, um arquiteto, um jornalista e um cientista de solo).

Os participantes vão viver sem ar, sem alimentos frescos e sem privacidade, numa espécie de cúpula com 11 metros de diâmetro e 6 metros de altura.

Terão acesso a mantimentos como, por exemplo, queijo em pó e conservas de atum, e nos quartos dispõem de uma cama dobrável e uma mesa.

Para sair da estrutura completamente isolada do mundo, têm de usar fatos de astronauta.

Especialistas na matéria estimam que uma missão humana ao Planeta Vermelho poderia levar cerca de um a três anos.

As principais preocupações desta experiência prendem-se com desafios técnicos e científicos mas também o fator humano e os problemas adjacentes que surgem quando as pessoas vivem juntas em locais pequenos e apertados.

“Uma das lições a retirar desta experiência é que é impossível evitar conflitos interpessoais. Vão sempre acontecer durante missões de longa duração, mesmo com as melhores pessoas”, disse Kim Binsted, investigadora da NASA.

A agência espacial dos Estados Unidos tem vindo a realizar experiências de isolamento com uma duração que varia entre quatro e oito meses, sendo esta a experiência mais longa feita até hoje.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.