Mais de 1 milhão de assinaturas contra acordo da UE com EUA

Simone D. McCourtie / World Bank

-

A plataforma que reúne mais de 320 grupos da sociedade civil contra um acordo de comércio livre e investimento entre União Europeia e Estados Unidos entregou à Comissão Europeia uma petição com mais de um milhão de assinaturas.

Os signatários da petição instam Bruxelas a parar as negociações com os Estados Unidos e a travar a aplicação do acordo comercial já alcançado com o Canadá.

A petição tinha de reunir mais de um milhão de assinaturas para ser aceite como Iniciativa Cidadã Europeia (ICE) e esse número foi alcançado em menos de dois meses, um tempo recorde.

Em setembro passado, o executivo comunitário rejeitou um pedido para realizar uma ICE oficial, o que levou as organizações a lançarem a petição.

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos estão a negociar um acordo de comércio livre e investimento (TTIP, na sigla em inglês), que deverá estar concluído no próximo ano.

Esta iniciativa tem recebido várias críticas de organizações não-governamentais e civis que consideram que as negociações não têm a transparência necessária e que o acordo pode ter um impacto negativo para os consumidores europeus.

Esta terça-feira, mais de 100 ativistas, incluindo alguns eurodeputados dos Verdes e da Esquerda Unitária, esperaram frente ao edifício da Comissão Europeia para entregar a petição, numa “felicitação surpresa”, ao presidente da comissão, Jean-Claude Juncker, que hoje faz 60 anos.

Segundo o Tratado de Lisboa, que rege o funcionamento da UE, cabe à Comissão Europeia negociar os tratados e o Parlamento Europeu só pode pronunciar-se depois de alcançado um acordo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.