/

Engenheiro da NASA aconselha alunos portugueses a aprender a comunicar

Ryan Lash / TED Conference / Flickr

Bobak Ferdowsi, engenheiro da NASA

O engenheiro da agência espacial norte-americana NASA Bobak Ferdowsi disse esta quinta-feira, no Porto, que, se pudesse dar um conselho aos estudantes portugueses que gostariam de trabalhar para a NASA, seria que aprendessem a comunicar.

Ferdowsi, um dos directores de voo da missão a Marte, Curiosity, tornou-se um fenómeno de popularidade quando, em Agosto de 2012, a sua imagem, incluindo o corte de cabelo do estilo moicano – o que o tornou conhecido como o “tipo do moicano” -, foi transmitida pelas televisões, aquando da aterragem do robô.

Questionado pelos jornalistas depois de uma conferência na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto perante uma sala completamente cheia, Ferdowsi disse que “a NASA é como uma família e, como numa boa família, tudo vai dar à boa comunicação, as melhores competências que as pessoas podem ter é aprender a comunicar e a trabalhar em equipa“.

Sobre a popularidade que alcançou, Ferdowsi disse considerar que “a maioria das pessoas não estavam habituadas a ver alguém assim a trabalhar na NASA”, ou seja, um local onde a imagem convencional seria “um homem mais velho, de óculos, gravata preta e camisa”.

“Ver uma sala de controlo cheia de gente jovem, incluindo eu, foi novo para a maioria das pessoas e gosto de pensar que, para um público jovem, em particular crianças, ver aquela sala e ver alguém que se parece com eles pode levá-los a pensar que também o podem fazer”, acrescentou o engenheiro da NASA.

Bobak Ferdowsi comparou a sensação de ver o robô Curiosity aterrar em Marte com “ver um filho crescer e ser muito bem-sucedido”, depois de ter trabalhado nove anos no desenvolvimento da missão.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.