/

Encontrados destroços do avião da AirAsia desaparecido

1

Os destroços detetados hoje no mar de Java durante buscas aéreas pertencem ao avião da AirAsia, que desapareceu no domingo, com 162 pessoas a bordo, revelou o director geral da aviação civil da Indonésia à agência AFP.

Um avião da Força Aérea indonésia detetou uma “sombra” no leito marinho correspondente à forma do aparelho da AirAsia, que desapareceu no domingo, disse o chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo.

“Deus abençoou-nos hoje”, disse Bambang Soelistyo, em conferência de imprensa.

“Às 12:50, um Hercules da Força Aérea descobriu um objeto descrito como uma sombra na forma de um avião no fundo do mar”, afirmou.

“De momento, podemos confirmar que se trata do avião da AirAsia”, afirmou o director geral da aviação civil da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, indicando que o ministro dos Transportes vai partir em breve para Pangkalan Bun, na zona de buscas onde foram localizados os destroços.

“Com base na observação feita pelo pessoal de busca e resgate, foram encontrados objectos significativos, como uma porta de passageiros e uma de carga. Estão no mar, a  160 quilómetros a sudoeste de Pangkalan Bun”, no centro de Kalimantan, na ilha do Bornéu, explicou o mesmo responsável.

Coração cheio de tristeza

O diretor executivo da AirAsia, Tony Fernandes, expressou hoje o seu pesar para com os familiares das 162 pessoas que seguiam a bordo do avião, depois de terem sido encontrados destroços e corpos no mar.

“O meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no voo QZ 8501. Em nome da AirAsia, as minhas condolências a todos. As palavras não podem exprimir o quão triste estou”, escreveu Tony Fernandes na rede social Twitter.

lastsham / Wikimedia

O luso-descendente Tony Fernandes, CEO da Air Asia

O luso-descendente Tony Fernandes, CEO da Air Asia

O proprietário da companhia aérea de baixo custo malaia indicou estar de partida para a cidade indonésia de Surabaia, donde descolou o Airbus A320-200 com destino a Singapura, uma vez que ali se encontram reunidos os familiares dos passageiros.

Tony Fernandes é um conceituado empresário na Malásia. Com ascendência portuguesa, de pai nascido em Goa, Fernandes é formado em Londres, na London School of Economics.

Segundo os media, “sonhar o impossível” é o seu lema de vida. Sonhou criar a primeira companhia aérea low-cost do continente asiático, e concretizou o seu sonho.

Em 2001, comprou a preço simbólico a Air Asia, então uma pequena companhia com apenas 2 aviões de carreira. Actualmente a empresa transporta por ano 30 milhões de passageiros, em 86 aeronaves.

Este domingo, Tony Fernandes confessava que o desaparecimento do voo QZ8501 era o seu “pior pesadelo”.

 Controladores aéreos negaram altitude pedida por piloto

Os controladores aéreos negaram o pedido do piloto do avião da AirAsia, desaparecido desde domingo, de elevar o Airbus de 32.000 para 38.000 pés de altitude, uma vez que um outro aparelho voava a essa altitude, informam hoje os ‘media’ locais.

Contudo, segundo a última conversa entre o comandante da aeronave e os controladores aéreos, divulgada por ‘media’ locais citados pela agência Efe, a torre de controlo aceitou ainda assim uma subida até aos 34.000 pés, mas já não viria a ter resposta do avião.

Dois minutos antes, às 06:12 locais, o comandante Iriyanto pediu autorização para desviar o avião para a esquerda com o objectivo de evitar uma tempestade, um pedido aprovado de imediato.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.