/

Encontrado um mapa da Terra Media anotado pelo próprio Tolkien

Blackwell's Rare Books

A Blackwell's Rare Books considerou o Mapa da Terra Média anotado por Tolkien "uma das obras mais importantes do autor a emergir nos últimos anos"

A Blackwell’s Rare Books considerou o Mapa da Terra Média anotado por Tolkien “uma das obras mais importantes do autor a emergir nos últimos anos”

Um mapa da Terra-média com anotações feitas pelo próprio J.R.R Tolkien foi descoberto, no interior de uma edição de O Senhor dos Anéis, numa livraria em Oxford, no Reino Unido.

O livro foi encontrado na Blackwell’s Rare Books, uma livraria especializada em edições raras, e pertencia à ilustradora Pauline Baynes, que colaborou com Tolkien em alguns dos trabalhos do autor.

A livraria colocou à venda um conjunto de trabalhos da conceituada ilustradora britânica, que morreu em 2008, aos 85 anos.

As notas de Tolkien, nas quais o autor corrige os nomes de alguns locais e dá algumas sugestões acerca das plantas e animais usadas para ilustrar o mapa, eram indicações do escritor para a ilustração de uma edição de 1970 de O Senhor dos Anéis.

As anotações mostram até que ponto Tolkien era obcecado pelos detalhes, e incluem referências a cidades reais para os locais imaginários da Terra Média.

“Trabalhar com Tolkien não devia ser fácil”, diz Sian Wainwrigh, um dos proprietários da Blackwell’s, ao The Guardian, “mas no fim, era seguramente muito gratificante”.

A cidade italiana de Ravenna parece ser a inspiração para a cidade-castelo de Minas Tirith, um dos locais-chave do terceiro volume da trilogia.

As notas revelam uma coincidência da localização geográfica da vila dos Hobbits com a de Oxford, em cuja Universidade o autor dava aulas.

New Line Cinema

Gandalf aproxima-se de Minas Tirith, cidade inspirada em Ravenna, Itália

Gandalf aproxima-se de Minas Tirith, cidade inspirada em Ravenna, Itália

Belgrado, Chipre e Jerusalém são algumas das cidades reais usadas como pontos de referência de Tolkien na sua visão criativa do mapa da Terra Média.

O mapa está agora em exibição em Oxford, na Blackwell’s Rare Books, que o colocou à venda por 60 mil libras – cerca de 83 mil euros.

Um preço modesto, se for um Mapa para a todos dominar.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.