/

Encontrado o maior diamante do século no Botswana

Uma empresa canadiana de diamantes encontrou no Botswana o maior diamante dos últimos cem anos. A pedra tem 1111 quilates e tem o tamanho de uma bola de ténis.

O diamante foi descoberto na mina de Karowe, no Botswana, e a empresa que teve o privilégio de o encontrar, a canadiana Lucara Diamond, garante ser a maior dos últimos cem anos, como se pode ler no comunicado publicado esta quinta-feira.

A pedra, com 1111 quilates, tem uma dimensão semelhante à de uma bola de ténis e, além de ser a maior deste século, é a segunda maior de toda a história.

O diamante ocupa assim o segundo lugar do top, ficando atrás do diamante Cullinan, com 3106 quilates respetivamente, que foi cortado em vários pedaços e que pertence à coleção de joias da coroa britânica.

A pedra, que é do tipo IIa, mede 65mm x 56mm x 40mm e é a maior de sempre a ser descoberta naquele país. Para já, ainda não se sabe qual será o seu valor exato.

“A recuperação histórica deste diamante coloca a Lucara e a mina de Karowe entre os melhores produtores de diamantes”, afirmou William Lamb, o presidente e CEO da empresa canadiana.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.