/

Encontrado barco que parece ser cargueiro desaparecido há um mês nas Bahamas

2

A NTSB, agência de segurança de transportes dos EUA, informou este sábado terem sido encontrados o que parecem ser destroços do cargueiro “El Faro”, desaparecido a 1 de outubro, nas Bahamas.

Os supostos restos do barco, com 33 tripulantes – 28 norte-americanos e cinco polacos – a bordo, foram localizados graças a um sofisticado sonar a 4.572 metros de profundidade, informou a agência federal em comunicado.

O objeto identificado pelo sonar é um navio de carga de 240,8 metros que, segundo as imagens, se encontra na posição vertical.

O “El Faro” tinha partido de Jacksonville, na costa leste da Florida, mas foi atingido pelo furacão Joaquín, quando navegava ao nordeste das Bahamas, e nunca chegou ao seu destino, Porto Rico.

Na altura, foram levantadas dúvidas acerca do estado de conservação e das condições de navegabilidade do navio.

Um ex-tripulante do navio, em declarações prestadas na altura à cadeia de televisão CNN, afirmou que o navio era “um balde de ferrugem“.

Os resultados preliminares da investigação, publicados no passado dia 20, revelaram que o navio zarpou de Jacksonville três horas após o Centro Nacional de Furacões dos EUA ter advertido que a tempestade Joaquín se transformaria em furacão um dia mais tarde  – o que sucedeu.

/Lusa

2 Comments

  1. Um sonar deveras sofisticado, a profundidade máxima do nosso planeta á na Fossa das Marianas com 11034 metros, este sonar conseguiu encontrar o navio a 14572 metros, deve ter perfurado o fundo do oceano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.