/

416 baleias estão a morrer numa praia na Nova Zelândia

Várias centenas de baleias-piloto foram encontradas mortas esta sexta-feira na Nova Zelândia, depois de mais de 400 terem ficado encalhadas na remota Golden Bay (Baía Dourada), no noroeste da ilha Sul, informou a imprensa local.

Fontes do Ministério de Conservação disseram à estação de televisão TVNZ que se calcula que morreram cerca de 300 cetáceos entre 416 que ficaram encalhados durante a noite numa zona arenosa conhecida como Farewell Spit.

De acordo com o New Zealand Herald, o Departamento de Conservação recebeu o alerta sobre um possível encalhe na noite de quinta-feira, mas como era arriscado iniciar a operação de resgate no escuro, os trabalhos só começaram na manhã desta sexta-feira.

Dezenas de elementos de equipas de resgate estão a lutar contra o tempo para manter vivas as baleias sobreviventes, à espera que suba a maré. Segundo Andrew Lamason, gerente regional do departamento, este é o maior incidente com baleias encalhadas na Nova Zelândia.

O grupo comunitário Project Jonah, que está à frente dos esforços para salvar as baleias, disse que os animais sobreviventes estão “a ser mantidos calmos e confortáveis” por médicos e voluntários.

Em fevereiro de 2015 foi organizada uma operação para tentar salvar 200 baleias-piloto que ficaram presas na mesma zona, mas a maior parte acabou por morrer no local.

Desconhecem-se as razões pelas quais estas baleias ficaram presas, mas a Golden Bay, com águas pouco profundas, é conhecida por este tipo de incidentes.

A Nova Zelândia tem uma das maiores taxas de encalhe no mundo, com cerca de 300 golfinhos e baleias a ficarem presos nas praias todos os anos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.