/

Empresários apresentam ao G20 plano para a economia crescer mais 2% em 5 anos

Blog do Planalto / Flickr

Foto de família do G20

Foto de família do G20

O grupo de negócios do G20 apresentou esta sexta-feira um plano que propõe 20 recomendações para aumentar o crescimento da economia mundial nos próximos cinco anos cerca de 2% acima das previsões.

“A nossa análise sugere que se estas (recomendações) forem adotadas, o G20 não só cumprirá, como superará a meta de crescimento de 2% adicionais fixada pelos ministros das Finanças do G20 em fevereiro”, disse o presidente do B20 Austrália, Richard Goyder, num comunicado do grupo, que se reúne em Sydney.

Segundo Goyder, para que se cumpra este objetivo, os países do G20 devem comprometer-se coletivamente a implementar reformas estruturais unilaterais para impulsionar o emprego e atingir um crescimento sustentado e diversificado.

Esta estratégia deveria apoiar-se num maior comércio, melhores infraestruturas, finanças seguras, e num capital humano adequado às necessidades, segundo o comunicado.

“O investimento no setor privado é um requisito para um crescimento económico sustentável e inclusivo. Isto é essencial para a criação de empregos e para elevar o nível de vida. Estamos a pedir aos Governos para que eliminem as barreiras e os impedimentos ao crescimento”, acrescentou a nota.

Estas recomendações serão agora entregues ao primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, ao responsável pelo Tesouro da Austrália, Joe Hockey, e ao ministro do Comércio e Investimentos, Andree Robb.

No sábado os ministros do Comércio do G20 vão reunir-se em Sydney, num encontro que terá a participação do secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo, e do secretário de Estado de Comércio de Espanha, Jaime García-Legaz, entre outros.

As reuniões ministeriais são preparatórias para a cimeira do G20 a decorrer em novembro na cidade australiana de Brisbane.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.