/

Empresa francesa vende ações na bolsa através de crowdfunding

LexnGer / Flickr

-

A Domaine Chanzy é a primeira empresa no mundo financeiro a fazer uma operação de venda de ações na bolsa de Londres para empresas de menor dimensão (AIM), através de uma plataforma de ‘equity crowdfunding’, anunciou hoje a Seedrs.

Pela primeira vez no mundo financeiro, uma Oferta Pública de Venda (OPV ou ‘Initial Public Offer’, em inglês) está a decorrer numa plataforma de ‘equity crowdfuning’- forma de financiamento colaborativo em que os investidores assumem uma parte do capital da empresa e podem vender as ações em bolsa -, mais precisamente na Seedrs, uma empresa luso-britânica fundada pelo português Carlos Silva.

A Domaine Chanzy, empresa de vinhos francesa, estreia, deste modo, a utilização de uma plataforma de ‘crowdfunding’ com a OPV.

O presidente executivo e fundador da Seedrs, Carlos Silva, explicou à agência Lusa que este tipo de operação de venda de ações em bolsa “está mais associado à banca de investimento”.

“Trata-se, neste caso, de uma operação inédita e completamente inovadora em termos de plataforma de ‘equity crowdfunding’ e esta é a única empresa francesa que estará cotada no AIM, o mercado internacional da bolsa de Londres (London Stock Exchange — LSE) para empresas de menor dimensão e em fase de crescimento”, realçou o gestor.

Após esta operação em que Domaine Chanzy vende cerca de 20% do seu capital e encaixará 1,9 milhões de libras (cerca de 2,5 milhões de euros), ou 1,2 libras por ação, a empresa é a primeira a nível mundial a integrar o ‘crowdfunding’ em operações em bolsa de venda de ações.

Esta empresa recorreu à plataforma luso-britânica Seedrs para alcançar um leque mais abrangente em termos de base de investidores.

Além disso, o recurso à plataforma vai igualmente permitir que outros interessados na abertura do capital da Domaine Chanzy (cerca de 20%) e que estejam fora do Reino Unido possam também participar na OPV, o que não aconteceria de outro modo.

Nas próximas quatro semanas, qualquer investidor pode investir a partir de 10 euros através da Seedrs na evolução futura da Domaine Chanzy, pelo que ao comprar 1.000 ações ou mais terá descontos nos produtos da empresa que vão até 55%.

A Domaine Chanzy vai utilizar o capital levantado para lançar uma nova marca de vinhos para consumo internacional e posicionar-se como um dos mais importantes produtores de vinho região de Borgonha, local onde a empresa tem a sua sede em França.

Em outubro de 2014, a Seedrs inovou nos mercados financeiros mundiais ao permitir que a Chapel Down, empresa cotada britânica do setor das bebidas e vinhos, se financiasse nesta plataforma, encaixando um valor recorde de financiamento de 3,95 milhões de libras (mais de 5 milhões de euros) junto de 1.407 investidores.

A Seedrs é uma das principais plataformas de ‘equity crowdfunding’ do mundo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.