/

Emirados aconselham árabes no estrangeiro a não usar roupas tradicionais

2

Os Emirados Árabes Unidos recomendaram aos seus cidadãos que evitem o uso de roupas tradicionais no estrangeiro, sobretudo em países que proíbem indumentária como o ‘niqab’, véu que cobre o rosto e só revela os olhos.

O pedido foi feito, através da sua conta oficial na rede social Twitter, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que justificou a recomendação com questões de segurança, informaram este domingo os meios de comunicação social.

O apelo do Governo ocorre depois de, na quinta-feira, um empresário do país ter sido detido nos Estados Unidos, depois de ter levantado suspeitas numa empregada do hotel onde estava alojado, por falar árabe e usar uma túnica branca até aos pés.

A funcionária denunciou o homem perante a polícia, que o deteve por suspeita de pertencer a um grupo terrorista islamita.

Posteriormente, o empresário foi libertado e recebeu um pedido de desculpas dos agentes da polícia pelo erro cometido.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros instou as naturais dos Emirados Árabes Unidos a respeitarem a proibição do ‘niqab’ em alguns países e cidades europeias, para que não recebam multas ou outro tipo de sanções, e para evitar que tenham problemas quando se encontram no estrangeiro.

Em comunicado, o vice-diretor do Departamento dos Assuntos Consulares, Ahmed al-Zahiri, pediu às suas concidadãs que não vistam o ‘niqab’ em França, Bélgica e Holanda, onde o seu uso é ilegal, ou em cidades como Barcelona, onde está proibida a sua utilização em edifícios municipais.

Ahmed al-Zahiri advertiu que em várias zonas da Suíça, Dinamarca e Alemanha e em algumas cidades italianas também não se pode vestir o ‘niqab’.

/Lusa

2 Comments

  1. Aqui está um conselho tolerante por parte de um país árabe onde normalmente só a ideia deles é válida, até por motivos de segurança a medida é bem aplicada.

  2. Depois dos atentados perpetrados por árabes quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. De qualquer modo não é só a roupa que os distingue dos europeus ou outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.