Embargo à importação fez disparar vendas das AK-47 nos Estados Unidos

jessamyn / Flickr

A icónica AK-47 (Avtomat Kalashnikova – 47)

A icónica AK-47 (Avtomat Kalashnikova – 47)

As sanções comerciais impostas à Rússia, devido à intervenção na crise ucraniana, provocaram um aumento da procura de espingardas de assalto AK-47 de fabrico russo nas lojas de armamento dos Estados Unidos.

De acordo com o jornal Washington Post, os empregados da Atlantic Firearms, no Estado de Maryland, a  empresa que importa as armas russas, “trabalharam sem parar para despachar centenas de espingardas Ak-47, sendo que os compradores já as esgotaram em todas as lojas do país”.

O jornal recorda que, em julho, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou que a empresa Kalashnikov Concern, os fabricantes originais da AK-47, passava a fazer parte da lista de entidades alvo de sanções por causa da intervenção russa da Ucrânia.

A medida fez aumentar a procura das armas russas quase de imediato.

A procura deve-se, em parte, à suspeita por parte de alguns portadores de armas de fogo norte-americanos de que o conflito na Ucrânia foi uma desculpa do presidente Barack Obama para proibir as espingardas de assalto AK-47, que “não são do agrado” de muitos democratas.

“Alguns clientes compraram já entre oito a dez espingardas a quase mil dólares cada arma”, refere o Washington Post, que também indica que a compra das AK-47 são, atualmente, um investimento comercial.

Balin Bunting, presidente da empresa importadora, disse ao jornal que os portadores de armas “movimentaram-se com muita rapidez“.

“Não sei quando as sanções vão ser levantadas”, para importar mais armas da Rússia, acrescentou Bunting.

Nos Estados Unidos, onde os civis detêm mais de 300 milhões de armas de fogo – desde revólveres e pistolas a espingardas militares, cada medida do governo para regular a posse de armas é vista como uma ameaça ao “direito de uso” de armamento.

Na década de 1990, quando o Congresso discutiu um projeto-lei para limitar a venda de armas, o comércio de armamento cresceu significativamente, e o mesmo aconteceu em 2006 quando os democratas conseguiram alcançar a maioria no Congresso.

Em 2012, após um ataque armado numa escola primária em que morreram 28 pessoas, o presidente Barack Obama propôs uma reforma das leis sobre porte de armas de fogo mas que não chegou a ser aprovada.

Na mesma altura, muitas armas e munições esgotaram-se nas lojas de armamento.

YT / James Varela

Mikhail Kalashnikov com a sua criação, a AK-47

Mikhail Kalashnikov com a sua criação, a AK-47

A icónica Avtomat Kalashnikova – 47

A espingarda de assalto AK-47 foi concebida em 1947 pelo militar da ex-União Soviética, Mikhail Kalashnikov, que morreu em dezembro passado.

Uma das mais populares armas no mundo e a mais fabricada na história da indústria de armamento, é uma espingarda automática de assalto especialmente concebida para o exército russo, mas viria a ser adoptada por inúmeros outros exércitos no mundo.

Além do seu baixo custo de produção, é considerada extremamente fiável e de fácil manutenção.

A arma transformou-se numa das mais populares em todo o mundo, tendo dezenas de milhares de unidades sido vendidas nos Estados Unidos, sobretudo na versão semiautomática.

A AK-47 tornou-se também um símbolo revolucionário um pouco por todo o mundo, estando o seu famoso perfil representado em várias bandeiras nacionais – como a de Moçambique, por exemplo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.