/

Em coma há 8 anos, Ariel Sharon piorou

Helene C. Stikkel / Wikimedia

O ex-primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon

O ex-primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon

O hospital em Israel onde está internado o ex-primeiro-ministro israelita Ariel Sharon, que está em coma há quase oito anos, revelou que a saúde do político piorou muito nos últimos dias.

A imprensa do país revela que Ariel Sharon, “o Falcão” israelita,  apresenta já um quadro de falência renal.

O ex-primeiro-ministro, de 85 anos, sofreu um pequeno derrame em dezembro de 2005. Depois de um segundo grande derrame, em 2006, o político que ocupava o cargo de primeiro-ministro de Israel desde 2001, entrou em coma e permanece em estado vegetativo desde então.

Durante os anos em que ocupou o cargo de primeiro-ministro, Sharon foi um dos grandes promotores da expansão de colonatos israelitas nos territórios palestinos ocupados. Sharon deu início também à construção do polémico muro da Cisjordânia.

 

‘Questão de dias’

O jornal israelita Haaretz revela na sua versão online, citando uma fonte não identificada, que Sharon poderá morrer “numa questão de dias” se a sua saúde continuar a piorar. Segundo um canal de TV, os seus filhos estão com ele no hospital.

Conhecido pelo apelido de “tractor”, Sharon chegou à política israelita depois de uma longa carreira no Exército, iniciada na guerra de independência de Israel, em 1948.

Segundo o correspondente da BBC no Oriente Médio Kevin Connolly, muitos israelitas admiram o seu histórico militar, embora – tanto como estadista quanto como soldado – Sharon tenha sido frequentemente controverso.

Muitos no mundo árabe odeiam o ex-primeiro-ministro por o associarem ao massacre de dezenas de palestinianos no campo de refugiados de Sabra e Chatila, no Líbano, em 1982.

A sua reputação como defensor incondicional dos interesses de Israel deu-lhe autoridade para tomar decisões difíceis quando era primeiro-ministro. Em 2005, por exemplo, determinou a retirada das forças israelitas de Gaza.

Ariel Sharon nasceu em 1928 na aldeia agrícola cooperativa de Kfar Malal, então parte da Palestina sob o domínio britânico, filho de judeus russos emigrados com fortes simpatias sionistas. O nome original da família é Scheinerman.

Na Guerra de Independência de 1948 liderou a companhia de Infantaria “Brigada Alexandroni”. Fundou a famigerada unidade de comandos «101», responsável por acções de retaliação contra ataques de palestinianos.

Sharon, um dos fundadores do partido Likud em 1973, é um dos últimos líderes da geração dos que fundaram o Estado de Israel, e muitos no país acompanharam a sua saída da vida pública e a deterioração da sua saúde nos últimos anos com grande tristeza.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.