/

Em Atenas já se passam facturas em Dracmas

Kay Nietfeld / EPA

-

Um jornalista da Agência noticiosa Bloomberg recebeu uma factura emitida em Dracmas, depois de uma estadia no Hotel Hilton em Atenas. Um dado que o Hotel não soube ou não quis explicar e que está a dar que falar, já que a Grécia e a União Europeia estão a trabalhar para evitar o regresso ao Dracma.

O cenário de retorno da antiga moeda da Grécia é o que acontecerá, caso a Grécia saia da Zona Euro. Mas, para já, o Euro ainda é a moeda oficial do país, o que alimenta o mistério em torno da factura em Dracmas.

Foi a própria Bloomberg que divulgou o caso, relatando que, após ter estado no Hilton de Atenas de 28 de Junho a 4 de Julho passados, o seu jornalista recebeu uma factura electrónica de 217.21 “Drachma EQ”, alusiva à utilização de um cartão de crédito Visa emitido pelo Citigroup.

d.e. Bloomberg

A agência noticiosa contactou a Visa e o Citigroup, mas nenhuma das empresas comentou a situação. Também tentou obter esclarecimentos junto do Hotel, mas sem sucesso.

E, depois de tantas perguntas, o Hilton reformulou a factura electrónica para euros, mas mantendo o valor inicial de 217,21.

Perante este caso e a falta de respostas, a Bloomberg avança com a possibilidade de o sistema bancário poder já estar a fazer testes para um eventual cenário de regresso do Dracma.

A confirmar-se essa mudança, a transposição para Dracmas na economia real ainda levaria algum tempo, dado que seria preciso deixar passar determinados prazos para proceder à emissão de novas notas.

Pelo contrário, o sistema financeiro teria que ficar de imediato apto para a situação, nomeadamente para fazer face a transferências internacionais.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.