/

Eleições na Suécia têm 600 candidatos com mais de 80 anos

Centerpartiet / BBC

Candidatos octagenários e até nonagenários são comuns na política da Suécia

Candidatos octogenários e até nonagenário são comuns na Suécia

“As pernas estão fracas, mas a cabeça funciona muito bem, obrigado”, diz Gösta Arvedson. Aos 89 anos, ele é o candidato mais velho das eleições para o Parlamento sueco, no próximo dia 14.

Mas, nas eleições locais suecas, Gösta Arvedson poderia ser o irmão mais novo do candidato mais idoso. Lennart Israelsson decidiu, aos 98 anos de idade, candidatar-se a vereador da sua cidade.

Nada que surpreenda os suecos, um país onde é bastante expressiva a participação de octogenários na disputa política. Segundo a BBC, além de 5 candidatos com idades entre 83 e 89 anos que disputam uma cadeira no Parlamento, nada menos que 600 octogenários disputam as eleições locais.

Os nonagenários também querem ter voz. Ao todo, 21 candidatos com idades superiores a 90 anos participam nas eleições gerais, segundo números da agência de notícias sueca Siren publicados no jornal Dagens Nyheter.

“A vantagem de ter mais de 90 é a experiência de vida acumulada. Além disso, estou em forma, nem preciso de óculos para ler, por mais incrível que possa parecer”, diz Lennart Israelsson, candidato do Partido do Centro, Centerpartiet, à assembleia municipal de Nassjö, no Sul da Suécia.

O segredo de tão boa forma aos 98 anos, nem Israelsson, com toda a sua experiência, sabe explicar.

“O que sei é que nunca fumei nem bebi na vida. Em vez de fumar e beber, sempre preferi dançar e jogar palavras cruzadas, como faço até hoje. E tenho vivido uma boa vida. A pior fase foi quando a minha companheira faleceu, mas é preciso ir adiante e seguir a vida”, ele disse em entrevista ao jornal Expressen.

Sveriges Radio / BBC

Lennart Israelsson, 98 anos, candidato a vereador

Lennart Israelsson, 98 anos, candidato a vereador

Milionário

Lennart Israelsson está no sétimo lugar da lista do seu Partido do Centro e tem, segundo a imprensa sueca, boas hipóteses de conquistar um lugar na Assembleia Municipal.

Se for eleito, para cumprir o mandato de quatro anos terá que continuar em forma até aos 102 anos de idade.

“Óptimo”, diz Israelsson. “Assim tenho uma boa meta para me esforçar. Quero conversar com Annie Lööf, a líder do Partido do Centro, e fazer algo de novo pela agricultura, que é de extrema importância para as pessoas. E 98 anos nem é assim tanto, pois não?”, ironiza Israelsson.

Na Suécia, os vereadores não recebem salário. Ser vereador é uma função que se desempenha em paralelo com o emprego normal.

Mas o dinheiro não é problema para Israelsson – ele é um milionário. Nascido em fevereiro de 1916, em Algutsboda, no sul da Suécia, começou a carreira como trabalhador do campo e mais tarde tornou-se ferroviário.

Em 1946, decidiu começar a apostar pequenas quantias no mercado de acções. 34 anos depois, tinha ganho o seu primeiro milhão de coroas suecas.

Desde então, Israelsson viu crescer a fortuna e a fama como filantropo e consultor financeiro.

Já o mais jovem Gösta Arvedson, candidato do Partido do Povo, Folkpartiet, nas eleições parlamentares, é menos ambicioso.

“Conheço muita gente por toda a Suécia, e espero que isso ajude o partido a obter mais votos. Mas a minha ambição não é ter uma cadeira no Parlamento”, diz Arvedson, que é voluntário da instituição de caridade Exército da Salvação, em entrevista à Rádio Sueca, Sveriges Radio.

SVT

Gösta Arvedson, 89 anos, não tem muita esperança de ser eleito

Gösta Arvedson, 89 anos, não tem muita esperança de ser eleito

Terceira idade

A força da terceira idade está concentrada principalmente nos municípios. Segundo dados do jornal sueco Jönköpings-Posten, um em cada quatro eleitores têm 65 anos de idade ou mais – mas apenas sete por cento dos parlamentares eleitos estão nesta faixa etária.

Nas assembleias municipais como a de Nassjö, no sul da Suécia, um entre cada cinco vereadores representa a terceira idade, trazendo à discussão política questões relacionadas, por exemplo, com os interesses dos aposentados.

No outro extremo do perfil etário dos candidatos das eleições gerais deste ano está Gösta Andersson, que aos 17 anos de idade concorre ao Parlamento pelo Partido do Centro.

É o mais jovem candidato do pleito, ao lado de cinco outros que, na casa dos 18 anos de idade, já lutam por um assento no Parlamento.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.