Electricista condenado a devolver as 271 obras de Picasso que tinha na garagem

1

PassionatoAssai / Wikimedia

Pablo Picasso com Harold Gramatges e Alicia Alonso em França

O antigo electricista Pierre Le Guennec, de 75 anos, foi condenado a dois anos de prisão, com pena suspensa, e à devolução das obras de Picasso que tinha guardadas na garagem e que estão avaliadas em cerca de 60 milhões de euros.

Juntamente com Pierre Le Guennec, que trabalhou como electricista na casa de Picasso, no Sul de França, na década de 1970, foi também condenada a sua esposa, Danielle.

Este casal francês manteve guardadas na garagem, acondicionadas em caixas, 271 obras de Picasso, incluindo desenhos, litografias, colagens e aguarelas, numa modesta residência localizada em Mouans-Sartoux, nos chamados Alpes Marítimos.

As obras foram descobertas quando o próprio electricista contactou a Administração Picasso, que faz a gestão dos direitos de autor das obras do pintor, no sentido de proceder à autenticação das mesmas.

Foi aí que os herdeiros de Picasso tiveram contacto com os originais inéditos, movendo então uma acção contra Pierre Le Guennec, reclamando uma indemnização de 1 euro e a devolução das obras.

Em tribunal, o septuagenário disse que as obras lhe tinham sido oferecidas por Picasso e pela sua última mulher, Jacqueline, também já falecida.

O antigo electricista frisou igualmente que as obras estavam “esquecidas” na garagem e que sempre pensou que “não valiam grande coisa”.

Em sua defesa, perguntou ainda se “conhecem ladrões que peçam à sua vítima a autentificação de bens que tivessem roubado?”.

ZAP

1 Comment

  1. Essa família “fundação” de oportunistas não muda mesmo, continuam a explorar os bens do próprio Picasso como abutres… Há até um carro parolo que se chama Picasso em frança, e agora roubam os bens de 2 velhotes e a justiça comprada aprova. Patético…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.