/

Editores alemães insistem que o Google lhes pague (seja pelo que for)

1

bluefountainmedia / Flickr

-

Os media alemães querem receber o tráfego que o Google lhes dá (gratuitamente), e querem receber dinheiro por disponibilizar os títulos que geram esse tráfego.

Se pensava que as editoras alemãs já tinham “aprendido a lição”, eis que ao melhor estilo dos Monty Python elas voltam a avançar com um processo a exigir que o Google lhes pague por lhes estar a enviar visitantes gratuitamente.

Os grupos noticiosos alemães já tinham entrado em confronto com o Google a exigir que o mesmo lhes pagasse por estar a apresentar excertos das notícias nos resultados das pesquisas.

O argumento é o de que o Google continua a apresentar links para as suas notícias nos resultados das pesquisas normais da internet (não no Google News), e uma vez que o Google ganha dinheiro apresentando publicidade nesses resultados, ele também terão direito a uma fatia,

Importa salientar que, tal como quem não quiser pode deixar de aparecer no Google News, também pode configurar facilmente os seus sites de forma a que o Google não indexe nenhum dos seus conteúdos, e assim evitar o problema.

Mas claro que isso não lhes daria nenhum dinheiro, e é sempre melhor exigir que alguém pague.

Entretanto, quando o Google reagiu, optando por remover esses excertos em vez de pagar, a sua resposta foi avançar com outro processo dizendo que o Google estava a fazer chantagem e que os estava a prejudicar nas pesquisas ao não apresentar os tais excertos.

Ficou demonstrado que os sites noticiosos só tinham a perder se não fossem apresentados nos resultados do Google, tendo acabado por dar permissão ao Google para isso.

Poderia ter ficado por aqui, não era?

Era, mas isso seria num mundo onde certos grupos não estivessem em desespero e quisessem manter as coisas como eram no século passado, tentando adiar o inevitável se não se adaptarem às alterações do mundo moderno.

Na realidade os media alemães querem sol na eira e chuva no nabal – ou seja, querem receber o tráfego que o Google lhes dá (gratuitamente), e querem receber dinheiro por disponibilizar os títulos que geram esse tráfego.

E como tal, volta a haver novo processo dos editores alemães contra o Google.

Ainda não se sabe muito bem qual é a “desculpa” que vão usar desta vez – mas o que se sabe é que estes editores só irão ficar satisfeitos quando arranjarem forma de lhes entrar dinheiro nos bolsos, seja lá o que for.

Se calhar, é melhor pedirem conselhos à nossa SPA, de forma a conseguirem receber algo como o imposto das pens lançado pelo anterior governo – por exemplo uma taxa sobre todos as memórias digitais, que eventualmente possam ser usadas para guardar uma qualquer notícia.

Ou, melhor ainda, uma taxa sobre todo os dados que circulam na internet!

Afinal, esses dados estão a incluir notícias dos seus sites, certo?

ZAP / Aberto até de Madrugada

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.