/

Economia brasileira recua 1,9% e país entra em recessão

Wilson Dias / ABr

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 1,9% no segundo trimestre deste ano, em comparação com os três primeiros meses de 2015, e o país entrou em recessão técnica, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A recessão técnica é diagnosticada quando um país tem dois trimestres seguidos de queda no PIB, e o do Brasil tinha registado -0,7% no primeiro trimestre do ano, em comparação com os três meses anteriores.

No acumulado do ano, que compara o segundo trimestre de 2015 com o mesmo período do ano anterior, a queda no PIB brasileiro foi de 2,1%, para 1,428 biliões de reais (355,5 mil milhões de euros).

A queda foi puxada pela diminuição de 8,1% nos investimentos e de 2,1% no consumo das famílias. Este foi o pior trimestre da economia brasileira desde os primeiros três meses de 2009.

A recessão indica que houve empobrecimento no país, sob influência do aumento do desemprego. A projeção de economistas consultados pelo Banco Central brasileiro e divulgada na última segunda-feira é a de que o PIB do país recue 2,06% ao ano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.