/

E se os aliens nos contactaram, mas ninguém ouviu?

4

Ethan Tweedie

Enquanto os cientistas continuam à procura de vida extraterrestre no universo, dois astrofísicos estão a propor uma forma de assegurar que não perdemos nenhum sinal dos observadores alienígenas, caso tentem contactar o nosso planeta primeiro.

René Heller, do Instituto de Astrofísica em Göttingen, Alemanha, e Ralph Pudritz, da Universidade McMaster, no Canadá, dizem que a melhor possibilidade de encontrarmos um sinal alienígena é presumir que os observadores extraterrestres estão a usar os mesmos métodos que nós usamos para procurar vida fora da Terra.

Os investigadores humanos concentram a maior parte dos seus esforços na busca por planetas e luas que possam potencialmente hospedar vida. Estes mundos são descobertos através do acompanhamento das sua sombras à medida que passam à frente das suas estrelas hospedeiras.

E se observadores extraterrestres também descobrirem a Terra à medida que ela transita pelo sol?

Heller e Pudritz propõem, num estudo publicado na Astrobiology, que a humanidade deva voltar os seus ouvidos para a “zona de trânsito” da Terra, a fina fatia de espaço a partir do qual a passagem do nosso planeta à frente do Sol pode ser detetada, supondo que os ETs usam os mesmos métodos que usamos aqui.

Alguém já nos pode ter visto

Hubble / ESA

Astrónomos extraterrestres podem estar a observar-nos à medida que a Terra passa à frente do Sol, uma técnica que os investigadores usam para identificar exoplanetas

Astrónomos extraterrestres podem estar a observar-nos à medida que a Terra passa à frente do Sol, uma técnica que os investigadores usam para identificar exoplanetas

“É impossível prever se os extraterrestres usam as mesmas técnicas de observação que nós”, diz Heller. “Mas terão de lidar com os mesmos princípios físicos que nós, e os trânsitos solares da Terra são um método óbvio para nos detectar”.

Apenas do que podemos observar com recurso à nossa limitada tecnologia atual, existem diversas estrelas hospedeiras lá fora, oferecendo milhares de potenciais alvos orbitados por planetas e luas habitáveis.

“Se qualquer um desses planetas acolher observadores inteligentes, eles poderiam ter identificado a Terra como habitável, até mesmo como um mundo vivo, há muito tempo, e poderíamos estar a receber as suas transmissões hoje”, escrevem Heller e Pudritz.

Vários projetos, tanto para enviar sinais a partir da Terra quanto para procurar sinais enviados direta ou indiretamente a nós, estão em andamento. O que Heller e Pudritz sugerem é que a iniciativa Breakthrough Listen Initiative – que faz parte do estudo mais abrangente por vida extraterrestre já realizada – possa maximizar as suas hipóteses de sucesso ao concentrar a pesquisa na zona de trânsito da Terra.

HypeScience

4 Comments

  1. Para partir do principio que alguém de outro planeta pode querer entrar em contacto comnosco teriamos que partir do principio que é um ser feito à imagem de Deus, como por exemplo Adãoi. Logo, o possivel extra-terrestre ter muitas coisas iguais a nós. Assim apenas há que partir do seguinte principio: se fossemos nós a descobrir um planeta de homens que ainda estariam na idade do bronze, o que fariamos? Aterrariamos nesse planeta com nossos foguetões? Será que essas pessoas já conheciam Deus e Jesus? Poderia ser esse planeta um alvo de exploração, criação de novas cidades, evangelização, troca de experiencias? Mas para isso para que ir procurar novos homens e novos planetas quando já temos que chegue aqui na Terra?

    Nos séculos 14 e 15 houve os decobrimentos e a descoberta de novas terras. E quando se descobria essas terras havia um plano de troca de cultura, mercadorias, de linguas, de aprendizagens. Muitas vezes os exploradores encontravam indigenas (homens com poucos recursos cientificos e pouca evolução tecnológica ou social e educacional segundo o preconceito europeu). E aí havia o plano da expedição (e dos exploradores) em fazer progredir essas culturas indigenas seja através da evangelização, seja através da educação, de criação de melhores condições de habitabilidade entre outras valencias sociais. Agora… para o ser humano de hoje querer ser “explorador do espaço” (ao invés de explorador dos mares, como no século XV)…, qual é o plano e o objetivo de descobrir novos seres “extra-terra”? Troca de tecnologia? Aprender filosofia? Aprender novas ciencias? Aprender Teologia (na lógica de que seres de outros planetas também foram criados por Deus)?

    Acho que nós seres humanos temos curiosidade em descobrir o desconhecido (e foi isso que impulsionou as descobertas maritimas). Agora há o impulso para as descobertas espaciais. Mas aí havia um objetivo ora comercial (mercadorias valiosas de África e índia), seja politico , seja educacional, seja imperial (expansão territorial), seja de evangelização. É preciso saber qual o plano de exploração, o que esperamos receber em troca (mercadorias valiososas extra-terra), conhecimento, novas tecnologias, novas formas de estar. Acho que neste planeta já temos muitas nações e pessoas para descobrir, muito conhecimento, muita tecnologia, muitas formas de estar. Acho que a única lógica de exploração espacial não passa por descobrir mais “homens”, mas tentar melhorar instrumentos cientificos, teorias e com isso trazer novos conhecimentos para a medicina, para a engenharia, para os dias de hoje. Acho que a lógica da exploração espacial não é a de descobrir novos homens (penso que já há bastantes aqui na terra e que acho que desconhecemos). Penso que a lógica é a de evolução da ciencia e de conseguir, um dia destes, melhores instrumentos médicos, melhores condições para todos nós no geral.

  2. “Para partir do principio que alguém de outro planeta pode querer entrar em contacto comnosco teriamos que partir do principio que é um ser feito à imagem de Deus.”

    Uma coisa não tem a ver com a outra.

  3. Percebe-se que este Fernando Saraiva está é com uma grande paúra que se descubra, de facto, que há outros seres inteligentes, diferentes do homem, neste Universo. Todas as variadas ‘teologias’ existentes cairão por terra e, assim, os líderes religiosos perderão grande parte do poder que detêm sobre os seus dominados!

  4. Eh pá, num artigo que até é interessante, acerca de vida no universo, vir pessoal com comentários de religião…
    EVANGELIZAÇÃO, blá blá blá, wiskas saquetas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.