E se o seu carro não precisasse de ser lavado?

Oscalito / Flickr

Ainda está em fase de testes, e não se sabe se o protótipo será lançado no mercado. Porém, a confirmar-se, será o derradeiro adeus às máquinas de lavar carros.

Para algumas pessoas, trata-se de um ritual íntimo e sagrado. Outras preferem ignorar a questão da sujidade e continuar com o carro coberto de pó e manchas deixadas pela chuva. E é este último grupo de pessoas que agradece à Nissan o desenvolvimento de uma tinta que repele água e óleo, criando, assim, o primeiro carro de auto-limpeza do mundo.

A pintura, desenvolvida por engenheiros do Centro Técnico da Nissan, no Reino Unido, é hidrofóbica e oleofóbica. Ou seja, repele água e óleo. A Ultra Ever-Dry cria uma película protectora de ar entre a pintura e o ambiente, conseguindo afastar as marcas que ficam devido ao spray da estrada molhada, à chuva, geada e ao granizo.

Apesar de não haver nada de novo nas protecções hidrofóbicas e oleofóbicas – o iPhone, por exemplo, usa esta tecnologia para reduzir as impressões digitais nos seus preciosos ecrãs -, é uma novidade na indústria automóvel.

Para provar a acção da tecnologia, foram realizados testes no modelo Nissan Note, em situações de chuva e granizo, e ao passar por lama. No final do teste, como se pode verificar no vídeo, metade do automóvel ficou limpo, com poucas manchas e sujidade onde o produto tinha sido aplicado.

 

A Nissan não tem interesse em tornar o produto parte integrante dos seus veículos, mas informa que pretende considerar o revestimento uma possibilidade opcional.

CG/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.