É praticamente impossível impedir referendo sobre independência da Catalunha

Lohen11 / wikimedia

Manifestação pela independência da Catalunha

Manifestação em Barcelona pela independência da Catalunha

O presidente catalão, Artur Mas, considerou hoje “praticamente impossível” impedir eternamente a Catalunha de votar sobre o seu futuro, como pretende o governo espanhol.

“Se a população catalã quer votar sobre o seu futuro, é praticamente impossível impedir isso sempre (…). Penso que que é absurdo pretendê-lo e creio que o governo espanhol deve chegar a essa conclusão”, declarou Artur Mas, em entrevista à AFP, na véspera de uma grande manifestação em Barcelona pela independência da Catalunha.

O presidente do governo nacionalista catalão empenhou-se em organizar, em 09 de novembro próximo, um referendo sobre a independência desta região do nordeste de Espanha.

O governo de Madrid quer impedir esta consulta, que considera inconstitucional.

Convergència Democràtica de Catalunya / Flickr

Artur Mas, presidente do governo autónomo da Catalunha

Artur Mas, presidente do governo autónomo da Catalunha

As associações independentistas organizam esta quinta-feira uma manifestação a favor do referendo que já conta com meio milhão de inscritos.

Artur Mas estima que a Catalunha vai beneficiar de um voto da Escócia pela sua independência face ao Reino Unido, em caso da vitória do “sim” no referendo de 18 de setembro, e manifestou-se convencido de que a União Europeia iria querer manter a Escócia independente no seu seio.

“Se o sim ganhar, estou absolutamente seguro de que vai haver negociações muito rápidas, mesmo imediatas, para procurar manter a Escócia na União europeia”, declarou.

A Comissão Europeia tem repetido que, segundo os tratados, um Estado que nasça de uma cisão de um Estado-membro sairá automaticamente da União Europeia e deve seguir um longo processo de adesão.

“Não é pragmático tratar estas questões políticas apenas do ponto de vista estritamente legal”, estimou Mas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.