/

E o nome de rapaz mais vulgar em Oslo é… Mohammed

Matt Erasmus / Flickr

-

Mohammed, o nome do profeta Maomé, é agora o nome masculino mais comum em Oslo, a capital da Noruega.

Um censo recente da população da cidade de Oslo revelou que há mais de 4.800 homens e rapazes chamados Mohammed, ultrapassando nomes noruegueses tradicionais como Jan (4,667) ou Per (4,155).

“Isto é muito excitante”, diz ao The Local Jorgen Ouren, do Statistisk Sentralbyrå, o Instituto de Estatística da Noruega.

Mohammed 0 já foi, nos ultimos 4 anos, o nome mais popular entre os bebés de Oslo, mas é a primeira vez que também está no topo da lista dos homens adultos da capital nórdica.

Fora da capital Oslo, o nome preferido dos noruegueses para os rapazes é Filip, enquanto Emma recolhe a preferência para as meninas.

Não é apenas na Noruega que o nome está a ganhar popularidade. O Gabinete de Estatísticas da Grã-Bretanha diz que Mohammed foi o nome mais vezes escolhido para os bebés nascidos em Inglaterra e no País de Gales em 2013.

Segundo o site On Islan, em 2012 a comunidade muçulmana na Noruega rondava os 150.000, ou seja, 3,3% da população de 4.5 milhões de habitantes do país. A maior parte são de origem Paquistanesa, Somali, Iraquiana ou Marroquina.

A Noruega, país maioritariamente católico, tem também a maior organização anti-Islão da Europa, a Stop Islamization of Norway. A organização foi fundada em 2008 e, segundo a BBC, terá mais de 3.000 membros.

Em 2011, 77 pessoas foram assassinadas por Anders Behring, um radical de extrema-direita que defende que “o Islão é o inimigo da nação”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.