/

E o Leicester é mesmo campeão inglês de futebol

Nigel Roddis / EPA

Wes Morgan celebra um golo do Leicester contra o Manchester United

Wes Morgan celebra um golo do Leicester contra o Manchester United

O impensável aconteceu mesmo: o Leicester conquistou hoje pela primeira vez na sua história o título de campeão inglês de futebol, ao beneficiar do empate cedido pelo Tottenham no reduto do Chelsea (2-2), na 36.ª jornada da Primeira Liga inglesa.

Os ‘spurs’ chegaram as estar a vencer por 2-0, mas acabaram por permitir nos últimos minutos da partida o empate do Chelsea, confirmando a histórica vitória do Leicester na Premier League.

A duas jornadas do fim, o ‘onze’ do italiano Claudio Ranieri soma 77 pontos, contra 70 dos ‘spurs’, pelo que é matematicamente o 24.º campeão do futebol inglês e o primeiro estreante no palmarés da prova desde o Nottingham Forest, em 1977/78.

Fundado em 1884, o Leicester tinha no segundo lugar de 1928/29 o melhor registo nas anteriores 47 participações na divisão principal, sendo que já havia conquistado a Taça da Liga inglesa (1963/64, 1996/97 e 1999/2000) e a Supertaça inglesa (1971).

Com uma equipa de ‘tostões’, composta por uma maioria de desconhecidos, talvez com exceção de Kasper Schmeichel, e por ser filho de Peter Schmeichel, ou Robert Huth, o Leicester ‘furou’ todos os prognósticos, para se tornar o 24.º campeão de Inglaterra, cujo palmarés não apresentava uma novidade desde o título do Nottingham Forest, em 1977/78.

Do nada para o ‘estrelato, surgiram nomes com os do extremo Riyad Mahrez, eleito o melhor jogador da ‘Premier League’ pelo sindicato dos jogadores, e do ponta de lança Jamie Vardy, o melhor para os jornalistas.

O argelino, contratado ao Le Havre, da segunda divisão gaulesa, marcou 17 golos e foi o ‘motor’ ofensivo dos ‘foxes, enquanto o internacional inglês, descoberto no Fleetwood Town, do quinto escalão inglês, foi o goleador da equipa, com 22: juntos, custaram menos de dois milhões de euros.

Wes Morgan, Marc Albrighton, Ngolo Kanté, Shinji Okazaki, Christian Fuchs, Daniel Drinkwater, Danny Simpson, Leonardo Ulloa, Andy King ou Jefferry Schlupp são também incontornáveis numa das mais inesperadas histórias do futebol.

A conquista do título pelo Leicester era, à partida para esta Premier League, algo absolutamente impensável – tanto que a vitória do pequeno clube tinha uma probabilidade de 1 para 5000 – a aposta desportiva mais alta alguma vez paga.

Mas o empate desta noite confirmou mesmo, este é o maior desastre de sempre das casas de apostas desportivas.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.