/

Duas ministras do Japão demitem-se após divulgação de irregularidades

1

As ministras japonesas da Indústria e Comércio, Yuko Obuchi, e da Justiça, Midori Matsushima, pediram demissão esta segunda-feira após denúncias de irregularidades.

Desde a sua chegada ao poder no final de 2012, este é o golpe mais duro para o primeiro-ministro Shinzo Abe, que perdeu já duas das cinco mulheres que nomeou em Setembro para o seu governo.

Yuko Obuchi apresentou a sua demissão de ministra da Indústria e Comércio depois de, na semana passada, terem sido divulgadas notícias sobre a suposta utilização ilegal de fundos pela sua organização política, informaram fontes do Executivo.

Obuchi, que assumiu a pasta no início de setembro, foi o nome mais destacado na primeira remodelação do governo realizada por Abe desde que chegou ao poder em dezembro de 2012, num momento de desgaste da popularidade do primeiro-ministro.

Os partidos de oposição denunciaram entretanto que a ministra da Justiça, Midori Matsushima, distribuiu aos eleitores leques com a sua imagem, o que segundo os oposicionistas constitui um violação da lei eleitoral.

Na passada sexta-feira, o principal partido de oposição, o Partido Democrata, apresentou queixa criminal contra Matsushima.

ZAP / Agência Brasil / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.